Em comemoração ao “Agosto Dourado”, mês de incentivo à amamentação, e ao “Agosto Azul”, em que se incentiva a saúde do homem, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, programou algumas atividades de nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Na próxima segunda-feira (21), às 14 horas, na UBS Dr. Wilson Costa Funfas, na Vila Esperança, haverá uma orientação sobre aleitamento materno para um grupo de cerca de 20 puérperas acompanhadas nesta unidade de saúde. As dicas sobre o manejo do leite materno, benefícios para a mãe e o bebê, amamentação sob livre demanda, cuidados com as mamas e o ambiente na hora de amamentar, principais doenças que acometem as mamas e mitos e verdades sobre o amamentar serão repassadas por uma pediatra da UBS e uma nutricionista do Hospital Cristo Rei.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a dieta do bebê seja exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida, porque ele oferece todos os nutrientes que o a criança necessita. Ele ainda auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente previne doenças e alergias. O aleitamento também é importante porque fortalece o vínculo entre mãe e filho. Para as mães, a amamentação ainda é benéfica porque agiliza a involução uterina, auxilia na perda de peso e na normalização da produção hormonal.

 

Agosto Azul

O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído no Estado pela Lei nº 17.099. Desde então, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que os municípios organizem ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino. Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’.

A campanha lembra aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz e sugere atitudes que devem fazer parte da rotina de um pai responsável: cuidar da saúde, fazendo avaliações médicas de rotina, manter uma alimentação equilibrada e se exercitar. Também deve evitar o cigarro, álcool e outras drogas.

O homem precisa envolver-se durante a gravidez, participando das consultas de pré-natal e auxiliando a mulher na tomada de decisões. Também deve se preparar para o nascimento, conhecendo os sinais de alerta de parto e os procedimentos para o dia. A presença do pai na sala de parto transmite segurança à gestante e é garantida por meio da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108/2005).

Após o parto, as orientações são incentivar o aleitamento materno, que auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança, e, principalmente, participar do desenvolvimento do filho.

Na próxima sexta-feira (25), das 8 às 9 horas os homens que tiverem consultas agendadas na UBS da Vila Esperança participarão de uma conversa sobre a importância dos exames preventivos (próstata, análise completa de urina, glicemia, colesterol, triglicérides, creatinina, radiografia de tórax), saúde bucal e hábitos saudáveis com uma clínica geral e uma dentista da rede municipal de saúde.

Já no dia 28 de agosto, a UBS La Fontaine Corrêa da Costa, no Conjunto Habitacional Agenor Barduco, funcionará em horário estendido – das 18 às 20 horas, para atender os homens que quiserem fazer o Teste Rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), solicitação de antígeno prostático específico (PSA) para pesquisar câncer de próstata e atendimento odontológico. O objetivo é facilitar o acesso a estes atendimentos para homens que trabalham o dia todo.

 

Serviço

Orientações sobre aleitamento materno

Quando: 21 de agosto (segunda-feira)

Local: UBS da Vila Esperança (Avenida Ibrahim Prudente da Silva, 1.245)

Horário: 14 às 15h30

Orientações sobre a saúde do homem

 

UBS Vila Esperança

Quando: 25 de agosto (sexta-feira)

Local: (Avenida Ibrahim Prudente da Silva, 1.245)

Horário: 8 às 9h

UBS do Agenor Barduco

Quando: 28 de agosto (segunda-feira)

Local: Rua Ibrahim Prudente da Silva, s/n

Horário: 18 às 20h


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009