A unidade exclusiva para transplantes de órgãos da Santa Casa de Londrina, no norte do Paraná, será inaugurada pela irmandade da Casa nesta terça-feira (6). A nova unidade vai funcionar no Hospital Mater Dei e conta com oito leitos, sendo seis de internação e dois de UTI, além de duas salas cirúrgicas específicas.

Para instalar a Unidade de Transplante foi necessária uma adequação em um dos andares do Mater Dei. A Unidade conta com 453 m². Dois novos leitos de UTI foram implantados e áreas já existentes foram modificadas para os seis leitos de internação e estruturas de apoio necessárias para o bom funcionamento da Unidade. Além disso, duas salas cirúrgicas também foram preparadas para atender aos casos de transplante. Com o aumento, a UTI passa a oferecer 12 leitos. O Hospital disponibiliza 80 leitos no total.

Atualmente os transplantes em adultos são realizados no Hospital Santa Casa de Londrina. Os pediátricos são no Hospital Infantil Sagrada Família. O complexo hospitalar é referência no interior do Paraná para transplantes de dois órgãos sólidos – coração e rim. Na região norte do Estado é o único a realizar transplantes cardíacos. São 368 renais e 55 cardíacos, desde os primeiros em 1985 e 1994, respectivamente.

“Com uma estrutura própria e leitos exclusivos, principalmente de UTI, o serviço de transplante atenderá com mais agilidade e qualidade”, afirma o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad. Inicialmente, a Unidade vai atender os transplantes renais, que são a maior demanda. A proposta é que, posteriormente, os transplantes cardíacos em adultos da ISCAL também sejam realizados no Hospital Mater Dei.

 

Com informações do Paraná Portal


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009