A tabela tarifária de água e esgoto e serviços diversos do Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto (Samae) será reajustada em 13,24%, conforme decreto nº145 de 14 de abril de 2016.

A alteração da tabela de tarifas considera a necessidade de manutenção da sustentabilidade econômico-financeira da autarquia, prevista no artigo 29 da Lei Federal nº 11.445/2007, e a manifestação técnica do ente regulador, Orcispar – órgão regulador do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná.

O reajuste corresponde ao período de 1 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016 (14 meses) e será aplicado nas contas com vencimento a partir de 1 de junho de 2016. “A tabela de reajuste foi submetida à agência reguladora e referendada pelo Conselho Municipal de Saneamento, formado por vários órgãos representantes da sociedade civil”, argumenta o diretor presidente do Samae, Claudio Buzeti.

De acordo com Buzeti, os fatores preponderantes para a majoração das tarifas foram o aumento do custo da energia elétrica (segunda maior despesa da autarquia, após a folha de pagamento), a inflação e o reajuste salarial concedido aos servidores municipais da Administração Direta e Indireta. “Mesmo com esta recomposição tarifária, os valores cobrados do consumidor são 50% inferiores em comparação com a concessionária estadual. O Samae é uma empresa enxuta, com 100% das obras executadas com recursos e mão-de-obra próprios”, ressalta o diretor presidente. Atualmente a autarquia arrecada e gasta mensalmente uma média de R$1, 350 milhão.

Buzeti lembra que várias obras de melhoria do sistema de água, esgoto e gestão de resíduos estão em andamento no município. “Estamos ampliando o serviço de saneamento básico no distrito rural da Taquara do Reino, acabamos de executar a nova vala de rejeitos do aterro sanitário, e toda a instalação da rede de água e esgoto do loteamento industrial Nenê Favoretto. Para dar continuidade a estas e demais obras é necessário um aporte financeiro”, justifica.

Toda a água distribuída pelo Samae é tratada, clorada e fluoretada, atendendo aos padrões de qualidade e potabilidade fixados pelo Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e parte da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende mais de 97% da zona urbana, sendo totalmente tratado antes de ser lançado no corpo receptor – índice de destaque a nível nacional.

A nova tabela tarifária de água e esgoto está disponível no site do Samae – www.samaeibi.com.br, link “Serviços e Tarifas”.

Mais informações com o diretor presidente do Samae, Cláudio Buzeti – 3258-8195.

De Caroline Vicentini – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Núcleo de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Ibiporã

(43) 3178-8440, 3178-8441

contatos: imprensa@ibipora.pr.gov.br

Visite o nosso site: www.ibipora.pr.gov.br


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009