Depois de seis anos, o Calçadão de Londrina voltará a receber quiosques. O prazo para os interessados enviarem suas propostas vence na sexta-feira, dia 29. Neste novo processo serão disponibilizados três espaços que serão destinados para uma cafeteria, uma floricultura e uma banca de jornais e revistas. Segundo informações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre os telefonemas e e-mails recebidos, a maior procura de informações tem sido pela cafeteria. Ainda de acordo com a Companhia, este é apenas o primeiro lote, pois há estudos de expansão do número que quiosques.

Inicialmente a prefeitura queria implantar 12 dessas estruturas, mas optou pela redução para três após reuniões com representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e comerciantes da região. Outro ponto que interferiu na redução foi a intenção de instalar os chamados “parklets” ou minipraças no Calçadão.

Segundo a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ignês Dequech Alvares, a ampliação do números de quiosques dependerá de como a população irá se comportar diante da reimplantação dessas estruturas. “De qualquer forma o trabalho não acabou. Estamos estudando formas de estimular a movimentação no local e, em breve, implantaremos espaços de convivência inspirados nos chamados parklets, que terão mesinhas e bancos. Com muitos quiosques e essas estruturas o Calçadão iria ficar muito poluído. Temos que ter cuidado para a implantação de novos quiosques para que tudo isso não vire uma bagunça”, afirma.

Ignês acrescenta que é preciso pensar também na circulação de carros da Polícia, da Guarda Municipal e dos Bombeiros para que as estruturas não prejudiquem a atuação deles. Ela ressalta ainda que o edital de concorrência não contempla a instalação de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009