DestaqueIbiporã

Projeto cria a ‘Semana do Ciclismo’ em Ibiporã

Projeto é de autoria dos vereadores Rafael da Farmácia, Mari de Sá e Professor Abreu

A Câmara Municipal de Ibiporã aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 009/2018-LE, que institui a “Semana do Ciclismo” em nossa Cidade. De autoria dos vereadores Rafael da Farmácia (PSB), Mari de Sá (MDB) e Professor Abreu (PSC), a proposta foi analisada em segunda e última discussão e votação na Sessão Ordinária realizada segunda-feira (22).

De acordo com o projeto, a Semana do Ciclismo será comemorada na terceira semana do mês de agosto de cada ano, com os seguintes objetivos: I – difundir o uso da bicicleta, tanto como atividade física, como um meio de transporte sustentável, esporte e lazer; II – promover a conscientização sobre a importância da atividade física e do ciclismo como instrumento gerador de qualidade de vida; III – desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, primando sempre pela segurança; IV – divulgar e conscientizar sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, indispensáveis ao ciclista; V – promover eventos e debates com pessoas e grupos envolvidos na prática do ciclismo, no escopo de difundir, incentivar e apoiar novos adeptos a bicicleta.

A proposta prevê ainda que, compete ao Município, no limite de suas dotações orçamentárias, promover políticas públicas para o incentivo ao ciclismo durante o ano, em especial na terceira semana do mês de agosto, com o planejamento para a ampliação e a viabilização de novas vias exclusivas para os ciclistas.

JUSTIFICATIVA – Conforme justificativa apresentada pelos autores do projeto, o objetivo principal é promover o incentivo às atividades relacionadas ao ciclismo, tal como o esporte e o uso das bicicletas no dia a dia.

A idéia é promover iniciativas que levem a sociedade a uma conscientização geral quanto à melhoria na mobilidade urbana, bem como na qualidade de vida, para que, assim, a bicicleta seja vista como uma ferramenta de deslocamento, saúde e lazer

É de conhecimento de todos que, no dia 19 de agosto já é comemorado, nacionalmente, o “Dia do Ciclista”. Vale destacar que em Ibiporã acontece a Volta do Guarani, realizada sempre no primeiro domingo de julho, um evento tradicional na Cidade que ganha força a cada ano, aumentando o número de adeptos a bicicleta, sendo assim a criação da semana vem fortalecer as atividades relacionadas ao ciclismo.

Vale lembrar, os benefícios que a bicicleta pode trazer, como uma atividade regular, seja para a simples locomoção ou para o esporte, a atividade física auxilia na prevenção de doenças, obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite, entre outras.

Ademais, a prática de andar de bicicleta pode proporcionar também a melhora na força muscular, o equilíbrio, a coordenação motora, sendo benéfica para as articulações. Além dos benefícios físicos, há de se destacar os benefícios para a saúde mental, podendo ser uma ótima ferramenta para amenizar e/ou combater a depressão, ansiedade e estresse, andar de bicicleta aumenta os níveis de endorfina, proporcionando o bom humor e bem-estar.

Fonte: Devaldo Gilini Júnior – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ibiporã

Artigos relacionados