CidadesEntretenimentoLondrinaNotícias

Programação da Expo Japão 2019 é apresentada na Prefeitura de Londrina

Evento acontece de 19 a 23 de junho, reunindo atrações artísticas e culturais, além de vasta gastronomia oriental, esportes, produtos agrícola e debates técnicos

A Programação da Expo Japão 2018, um dos maiores e tradicionais eventos do calendário de Londrina, foi apresentado em cerimônia no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na manhã desta terça-feira. O evento será realizado de 19 a 23 de junho, na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), localizada na Estrada do Limoeiro. A expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas, nos cinco dias de festa, e a abertura oficial acontece no dia 20, às 19 horas.

Foto: Jenifer de Paula

O evento contará com uma estrutura de mais de 5 mil metros quadrados e vai oferecer diversas atrações artísticas e culturais, vasta gastronomia oriental, esportes, produtos agrícola e debates técnicos, para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Este ano, a festa ressaltará as características do turismo e da cultura japonesa e mais de 450 artistas de Londrina e região, de aproximadamente 50 grupos, irão participar, em mais de 38 horas de apresentações artísticas e culturais.

Também vão participar cerca de 250 voluntários, para atender o público, e o evento terá a presença do Consulado Geral do Japão em Curitiba. A Praça de Alimentação terá capacidade para receber mais de 2 mil pessoas e contará com dez restaurantes que apresentarão o melhor da gastronomia japonesa, além de cafeteria e doceria.

O presidente da ACEL, associação promotora do evento, Pedro Sato, lembrou que a Expo Japão é um evento tradicional em Londrina, voltada para a divulgação da tradição, costumes e hábitos orientais e que todos os anos atrai milhares de pessoas. “Vamos ter muitas atrações culturais e diversas opções da gastronomia oriental para agradar toda a família. Convidamos a todos para prestigiar o evento”, enfatizou.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que a Expo Japão é um evento que reúne desde crianças até idosos e a colônia japonesa, de Londrina e diversas cidades da região. “Este tipo de festa enaltece Londrina e leva o nome do município de maneira positiva para o Estado e Brasil. Contem com nosso apoio, para que o evento transcorra com tranquilidade e da melhor maneira possível”, disse.

A Expo Japão reúne uma grande variedade de atrações, como a Cerimônia do Chá, o batuque dos Taikôs (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Cosplay, Mundo Nerd, entre outros. Os ingressos custarão R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), comercializados na hora do evento. Crianças até 4 anos e adultos acima de 65 anos têm entrada franca.

Durante a Expo Japão, também haverá a premiação do concurso de redação que envolve a participação de alunos de 4º e 5º ano da Rede Municipal de Ensino, este ano com o tema “Tomodati”, que significa amigo, companheiro, com o objetivo de inspirar o espírito de companheirismo e de coletividade entre os estudantes. Haverá entrega dos prêmios aos 10 primeiros colocados.

O evento oferecerá  atividades gratuitas para crianças da Escola Municipal San Izidro, no dia 19, a partir das 14 horas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com recreações, oficinas, tênis de mesa e alimentação. Em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso, serão realizadas ações para os idosos, no dia 21, a partir das 14 horas.

Foto: Jenifer de Paula

Haverá ainda a 58ª Edição da Exposição Agrícola da ACEL, uma mostra dos principais produtos cultivados pelos pequenos produtores nipo-brasileiros da região de Londrina, e o VIII Simpósio Agroinovatec, que este ano traz o tema Tecnologias Agrícolas: Mudanças Climáticas.

A Expo Japão 2018 é promovida pela ACEL e é uma realização do Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, Governo Federal, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Londrina, do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Iapar, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau, Emater e Embrapa. A festa integra o Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina e do Estado do Paraná. A programação completa do evento está em www.expojapao.com.br.

Também estiveram presentes na solenidade, o vereador Eduardo Tominaga, apoiador do evento; o chefe de gabinete, Tadeu Felismino; o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos; o superintendente da Caapsml, Marco Antônio Bacarin; representantes do Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão de Polícia Militar e Tiro de Guerra, além de apoiadores e parceiros do evento. 

Fonte
Fonte: Dayane Albuquerque - n.comlondrina

Artigos relacionados

Close