CidadesDestaqueGeralLondrina

Prefeitura de Londrina divulga funcionamento dos serviços municipais durante o Ano-novo

Sede administrativa da Prefeitura e secretarias municipais não terão expediente na sexta-feira (31); serviços de urgência e emergência atenderão normalmente

Com base no decreto municipal nº 1.395, publicado na edição no 4.505 do Jornal Oficial do Município, foi estabelecido que o dia 31 de dezembro, véspera de Ano-novo, será ponto facultativo nas repartições e sede da administração municipal de Londrina. O funcionamento e atendimento ao público retornarão normalmente na segunda-feira (3).

A medida não afeta os serviços de urgência e emergência, que não sofrerão nenhuma interrupção. Confira como funcionarão os serviços municipais nessa data:

Ambiente – A sede administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) não terá expediente na sexta-feira (31). Porém, a Gerência de Fiscalização Ambiental estará de plantão para o recebimento de denúncias relativas ao uso de fogos de artifício com estouro, prática proibida em Londrina conforme o decreto no 1.642/2018.

Quem observar irregularidades dessa natureza deve encaminhar o máximo possível de informações sobre o endereço onde ocorreu a irregularidade (nome completo da rua e bairro) para o número de WhatsApp (43) 99994-1721. Após o recebimento da denúncia, os fiscais tomarão as providências cabíveis, podendo emitir notificação ou auto de infração a quem desrespeitar a legislação.

Procon – O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ld) paralisou temporariamente o atendimento presencial ao público e o registro de reclamações, presencial ou remoto, conforme a Portaria nº 06/2021. O atendimento reabre em 3 de janeiro.

Nesse período, serão realizados normalmente as fiscalizações, serviços internos e administrativos. O consumidor pode obter informações pelos telefones 3372-4823/ 3372-4824/ 3372-4825 e e-mail procon@londrina.pr.gov.br.

Saúde – Na sexta-feira (31) e no final de semana, funcionarão normalmente, sem interrupções no serviços, os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas), União da Vitória (16 horas) e do Jardim Leonor (24 horas), assim como a UPA 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste). Outros pontos que continuarão operando normalmente são o plantão do CAPS III, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil e o CAPS AD estarão fechados. Os atendimentos desses locais retornam na segunda-feira (3), em horário normal.

Referência em atendimentos para síndromes respiratórias, a UPA do Jardim Sabará continua operando todos os dias da semana, durante 24h.

Agricultura – No dia 30, a sede administrativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que fica na rua da Natureza, 130, funcionará das 8h às 14h. O setor da nota do produtor rural mantém o atendimento por agendamento.

O Restaurante Popular de Londrina atenderá na sexta-feira (31), das 11 às 14 horas, fecha no sábado (1o), e reabre na segunda-feira (3). O endereço do Restaurante Popular é rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central. Quem desejar fazer uso do serviço deve adquirir o tíquete, no local, ao custo de R$ 3.

Já a Feira da Uva, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), será suspensa na véspera de Ano-Novo, dia 31 de dezembro. O estande no estacionamento da sede da Prefeitura, que comercializa uvas Niágara a R$ 13 o quilo, vai reabrir na segunda, 3 de janeiro, das 9 às 18 horas.

Defesa Social – Durante todo o recesso de Ano-Novo, a Guarda Municipal de Londrina vai prosseguir com seus serviços operacionais. O patrulhamento de vias, praças, prédios e espaços públicos e o videomonitoramento funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções, assim como as ações de fiscalização relativas ao cumprimento de decretos relacionados à pandemia de Covid-19.

Quem presenciar crimes, situações de risco ou irregularidades pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou acionar o aplicativo 153 Cidadão, disponível para telefones Android e iOS. Caso ocorram quedas de árvores, enchentes, alagamentos ou outras ocorrências referentes a fenômenos naturais, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Trabalho – Mesmo sem expediente na sexta-feira (31) e final de semana, os serviços da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) ficarão disponíveis todos os dias, no Portal da Prefeitura, pelo site portal.londrina.pr.gov.br/trabalho.

Acesf – Ficarão suspensos, apenas no dia 31, os serviços administrativos prestados diariamente na sede do órgão. Por sua vez, os atendimentos funerários não sofrerão alterações e continuam sendo realizados nos mesmos moldes de sempre, em plantão de 24 horas, inclusive aos feriados e fins de semana.

Para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19, a recomendação da Acesf é que, nas ocasiões de óbitos, apenas um representante familiar compareça até a autarquia para proceder com os devidos encaminhamentos.

CMTU – Os setores administrativos e de atendimento ao público estarão abertos até as 17h da quinta-feira (30), retornando ao expediente oficial na segunda-feira (3). Já o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) terá o serviço normal de suas equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

Os ônibus do transporte coletivo seguirão a escala dos dias úteis na véspera de Ano-novo (31) e, no feriado (1º), os coletivos vão operar com os horários de domingo.

A fiscalização de trânsito será realizada em escala reduzida na sexta-feira (31) enquanto que, no sábado (1º), os agentes municipais atuarão em regime de plantão. Entre os locais a serem patrulhados, estão o quadrilátero central e o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL).

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento normal, tanto na véspera (31) quanto no feriado (1º).

Os serviços de remoção de entulhos, varrição de vias e desobstrução de bueiros, entre outros, serão prestados sem qualquer alteração até a próxima sexta-feira (31). No feriado de Ano-novo, todos serão suspensos.

As atividades de capina e roçagem do mato, bem como de poda de árvores e recolhimento de galhos, seguirão normalmente até a próxima quinta-feira (30). As ações retornarão na segunda-feira (3).

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela estarão fechados no Ano-novo, retomando o atendimento regular no dia 3 de janeiro. Atividade essencial que só para nos feriados do final de dezembro, a coleta do lixo não será realizada no dia 31. A orientação da CMTU é que os moradores mantenham os resíduos gerados dentro das casas e só coloquem na rua a partir de segunda-feira (3).

O recolhimento do material reciclável, que já não ocorre aos sábados, não será feito durante o feriado. O serviço funcionará normalmente na véspera de Ano-novo (31), até o horário do almoço.

Via
Prefeitura de Londrina

Artigos relacionados