CambéPolítica

Prefeitura de Cambé lança livro sobre a história das escolas rurais da cidade

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Educação, lançou o livro físico “Relembrando as antigas escolas rurais: a história da Educação no município de Cambé”, que mapeia e conta a história de 52 escolas rurais da cidade desde a década de 1940. O lançamento ocorreu no salão paroquial da Igreja Matriz de Cambé.
Segundo Angélica Nantes Zerbetto, assessora pedagógica da Secretaria de Educação e organizadora do livro, o projeto começou em 2017. “Percebemos que não tínhamos muitos dados sobre essas escolas, por isso decidimos fazer esse resgate, evitando que toda essa história se perca”, esclarece. A versão online do livro foi lançada no ano passo e está disponível no site da prefeitura.
Zerbetto explica que a partir desses poucos dados que estavam disponíveis, foram feitas entrevistas com antigos secretários de Educação e ex-prefeitos. “Com essas informações, nós conseguimos chegar a professores dessas escolas, que nos forneceram informações e fotos preciosas, que permitiram que nós montássemos esse livro”. Segundo ela, as pesquisas e entrevistas permitiram que a Secretaria de Educação completasse a história dessas escolas rurais.
A assessora pontua que das 52 escolas rurais mapeadas, apenas duas ainda estão ativas: Dom Pedro II, no quilômetro 9 da Estrada da Prata e a Ana Zichack Mazzei, no Bratislava. “A nossa intenção é fazer um resgate histórico da história do município e ter isso documentado para que as gerações futuras tenham acesso a isso”, ressalta.

Via
Comunicação Prefeitura de Cambé

Artigos relacionados