CidadesLondrinaNotícias

Prefeito de Londrina entrega mais de 1.000 computadores para as unidades de saúde

Este é o primeiro passo para a implantação do Prontuário Eletrônico, que vai agilizar o atendimento do paciente, facilitar o diagnóstico e baratear o custo da assistência

O prefeito Marcelo Belinati entregou mais de 1.000 computadores, na manhã desta terça-feira (18), que a partir de hoje vão ser distribuídos para todas as unidades de saúde do Município, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Maternidade Municipal, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e unidades administrativas. Esse é o primeiro passo para a implantação do Prontuário Eletrônico, que há mais de 20 anos vinha sendo esperado na cidade e vai agilizar os atendimentos, facilitar o diagnóstico de doenças e baratear o custo da assistência.

A entrega aconteceu durante a reunião do colegiado ampliado, no auditório do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Além dos 1.000 computadores, outros já foram entregues recentemente para as oito UBSs já reformadas e entregues em Londrina. O investimento é de mais de R$ 2 milhões de reais, do Fundo Municipal de Saúde (FMS). Na ocasião, também foram entregues três veículos para UBSs, que estavam rodando com automóveis comprados em 2001.

Foto: Jenifer de Paula

O prefeito Marcelo Belinati destacou que isso faz parte do processo de modernização da saúde pública municipal. “Paralelamente estamos trabalhando na compra do software que vai armazenar o prontuário dos pacientes e está ficando pronto o Cartão Saúde Cidadão, que será entregue para todos as pessoas de Londrina. Assim, quando o paciente for atendido, ele vai entregar este cartão ao médico, agilizando o atendimento, pois nele irá conter todo o seu histórico. Vai ser bom tanto para a pessoa quanto para o médico, pois irá facilitar o diagnóstico, e para o município, na melhoria do sistema do gestão e economia de recursos, que poderão ser revertidos em prol da própria saúde pública da cidade”, disse o prefeito.

Foto: Jenifer de Paula

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a iniciativa demonstra que efetivamente a gestão do prefeito Marcelo Belinati está investindo massivamente na saúde do município. Segundo ele, a licitação do software para implantação do Prontuário Eletrônico está prevista para agosto e deverá ser feita através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), pois o objetivo é integrar todos os 21 municípios da 17ª regional de saúde no prontuário. “Isso é importante, uma vez que Londrina é polo de saúde e os pacientes transitam muito dentro do nosso território. Essa integração dos municípios vai permitir um acesso unificado ao prontuário do paciente”, enfatizou.

Machado explicou que o Município vai adquirir um software completo, que faz desde a gestão da secretaria, passando pelo controle de estoque e medicamentos, recursos humanos e planejamento, até o Prontuário Eletrônico voltado às ações assistenciais. “Isso vai permitir redução de custos, uma vez que hoje os pacientes acabam repetindo os exames em diversas unidades, muitas vezes sem necessidade, e com o prontuário todo o histórico do paciente vai estar registrado, incluindo as patologias que ele tem, e os exames que ele fez”, contou.

Fonte
Dayane Albuquerque - Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados