Nesta quarta-feira (18) comemora-se o 16º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Para lembrar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da rede de serviços representados pelo CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Caps Infantil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretarias municipais programou algumas atividades em Ibiporã.

Na terça-feira (17), às 9 horas, ocorre uma ação comunitária na Praça do Jardim San Rafael. Haverá apresentações culturais e falas acerca da temática “Dia 18 de Maio”, com explicações afim de conscientizar a população sobre as violências praticadas contra crianças e adolescentes.

Na quarta-feira (18), às 9 horas, haverá uma passeata com saída da Praça Eugênio Sperandio e término na Praça Pio XII, finalizando com uma plantação simbólica de flores confeccionadas pelas crianças durante oficinas sobre o tema e apresentação de capoeira dos alunos atendidos na rede de serviços. A programação encerra-se na quinta-feira (19), às 9 horas, com mais uma passeata, desta vez com saída da Escola Municipal Nelson João Sperandio, no Conjunto Miguel Petri. O evento será finalizado com apresentação de teatro e dança nas imediações da escola.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ester Moura, a proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Mais informações na Secretaria de Assistência Social – 3178-0395/3178-0397 ou pelo e-mail: assistenciasocial@ibipora.pr.gov.br.

Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes!

 

Serviço:

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Programação:

17/05 (terça-feira) – 9h/Praça San Rafael – Ação Comunitária;

18/05 (quarta-feira) – 9h/ Sec. de Assistência Social – Praça Eugênio Sperandio (em frente ao Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã – antiga Ferroviária) – Passeata em defesa da criança e do adolescente;

19/05 (quinta-feira) – 9h/ Passeata com saída da Escola Municipal Nelson João Sperandio – Rua Maria Cândida de Jesus, 102. Conj. Miguel Petri)

Mais informações com a secretária de Assistência Social, Ester Moura – 3178-0395/9121-6681.

image description
image description

Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009