A delegação paranaense para os Jogos Escolares da Juventude está definida. A competição acontecerá em João Pessoa (PB) entre os dias 20 e 29 de setembro. Serão 188 atletas e sete dirigentes que foram definidos durante as disputas da fase final B dos Jogos Escolares do Paraná, encerrados neste sábado (9), em Apucarana.

“Vamos com que temos de melhor e dentro da quantidade máxima que é estipulada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Estou muito contente com tudo que vivemos nesta semana aqui em Apucarana e, especialmente, com muito a ser comemorado”, conta a coordenadora geral dos JEPs, Marcia Regina Tomadon Moreira.

Os motivos da comemoração passam pela boa estrutura do município-sede, com o trabalho e pelos resultados, especialmente pelas escolas públicas, que serão maioria na delegação paranaense.

Nas modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei – das oito vagas disponíveis, seis ficaram com as escolas públicas. No atletismo, a maioria dos campeões pertence à rede pública de ensino, condição semelhante na natação.

“Isso mostra que há um acerto nas políticas públicas de incentivo ao esporte e um trabalho qualificados dos professores de educação física na formação dos atletas nesta faixa etária até 14 anos. Acredito que vamos manter a tradição de ganhar muitas medalhas nos esportes individuais em João Pessoa”, comentou Marcia.

 

Inclusão: Os Jogos Escolares do Paraná são a maior competição no estado. Desde as fases municipais, são movimentadas mais de 50 mil pessoas. Além das chamadas modalidades tradicionais, os jogos também realizam um trabalho de inserção social e se adaptam à modernidade.

Um dos exemplos é a modalidade de skate, disputada apenas nos jogos oficiais do estado. Com características bem peculiares, as disputas atraem a atração dos alunos e fomentam a prática esportiva na escola.

As escolas especiais também tem seu espaço. Este ano foram 45 escolas que participaram nas modalidades de atletismo e natação, oportunizando a prática esportiva para deficientes físicos, intelectuais e deficientes visuais.

Estão garantidos em João Pessoa as equipes campeãs das modalidades coletivos e os campeões individuais do tênis de mesa. No atletismo e na natação, classificam-se os campeões das provas que constam do programa do COB ? o Paraná realiza mais provas que a competição nacional.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009