O Governo do Paraná apresentou nesta quarta-feira (11) um conjunto de ações visando a valorização dos servidores e à melhoria da gestão pública, por meio da capacitação intelectual. Entre as ações, está o Observatório de Inovação em Gestão Pública, um produto que ficará vinculado à Escola de Gestão do Paraná, novo nome da Escola de Governo.

“Primeiramente, cada servidor público precisa entender e incorporar a ideia do que é ser servidor público. É algo extremamente nobre, pois trabalha para a sociedade, dedica-se à sociedade”, disse o secretário estadual da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes, a quem a Escola de Gestão está subordinada. “Depois, é treinamento, aprender e estudar, porque as oportunidades existem.”

De acordo com a gerente executiva da Escola de Gestão, Francine Lia Wosniak, a escola passará a atuar de forma mais ampla. “O foco será em ações de desenvolvimento de competências essenciais da administração pública, alinhadas à agenda estratégica de Estado e Governo, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade da gestão e fortalecer a formação continuada dos servidores”, salientou.

APRENDIZAGEM – A partir de diagnóstico feito com a ajuda da consultoria do Instituto Publix, vencedor de licitação, e com financiamento do Banco Mundial, a Escola de Gestão organizou um programa de aprendizagem com foco em resultados. Na capacitação estratégica dos quadros públicos estarão envolvidos os 19 centros de formação espalhados pelo Estado.

Estão previstos 60 cursos e mais de 80 seminários dirigidos à alta administração, aos níveis gerencial, técnico e operacional, e aos municípios do Estado. A previsão é atingir aproximadamente 30 mil servidores. “Isso nada mais é que valorizar, capacitar e colocar o funcionário público numa posição de privilégio, pois oferece condições de melhoria no seu conhecimento”, acentuou a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

OBSERVATÓRIO ¨C O Observatório de Inovação em Gestão Pública é um espaço virtual de compartilhamento de ações, desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que ficará disponível para acesso nos sites institucionais do governo. Por meio dele, serão compartilhadas as boas práticas de gestão e os conhecimentos acadêmicos produzidos pelos agentes públicos.

O observatório foi dividido em campos. O de Boas Práticas em Gestão Pública mostrará as ações que evidenciem melhorias nos processos de trabalho, prestação de serviços e agilidade no tempo de resposta ao cidadão. Em Práticas Nacionais e Internacionais serão selecionados exemplos em áreas estratégicas para a gestão pública. Em Publicações estarão armazenadas produções acadêmicas dos servidores públicos estaduais, enquanto Rede de Especialistas será o espaço de interação online para debates e discussões de temas específicos, com participação de consultores convidados e servidores públicos.

Também participaram do evento os secretários da Educação, Ana Seres; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Junior; e da Cultura, João Luiz Fiani; e os presidentes da Celepar, Jacson Carvalho Leite; da Sanepar, Mounir Chaowiche; e da ParanaPrevidência, Rafael Iatauro, entre outros.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009