Em apoio à campanha “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Fachadas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e órgãos públicos de Ibiporã estão decoradas com faixas cor-de-rosa em apoio ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. A Secretaria de Saúde também solicitou aos órgãos da Administração Direta e Indireta que identifiquem o “Outubro Rosa” com material visual, como, por exemplo, uso de camisa ou camiseta rosa e laços de cetim na roupa.

No sábado (15), pela manhã, a Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho da Mulher Empresária realizará uma panfletagem pelo comércio de Ibiporã conscientizando a população sobre a doença.

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram agenda extra no período noturno e aos sábados para a coleta do preventivo e avaliação das mamas. As unidades também estão realizando teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, distribuição de material informativo e palestras e oficinas sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama em salas de espera e grupos de apoio.

“Estamos sensibilizando as mulheres, especialmente as com mais de 50 anos, ou que tiveram maternidade tardia ou possuem histórico familiar da doença a procurarem a UBS mais próxima de sua residência para agendar o exame ginecológico e, se necessário, a mamografia. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos”, informa a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde, Carolina Santana Siqueira.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, alerta que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto em sua fase inicial. “O câncer de mama não dói, mas apresenta alguns sintomas, como aparecimento de nódulo, alteração na forma ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo. É importante que a mulher esteja atenta a estas alterações e se percebê-las procurar um médico o mais rápido possível”, orienta Leilaine.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. O câncer de mama responde por cerca de 25% das novas ocorrências a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, tais como:

– Alimentação saudável;

– Atividade física;

– Controle do peso corporal;

– Não consumir bebida alcoólica e cigarro

PRINCIPAIS SINTOMAS:

– Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

– Alteração na forma ou tamanho da mama;

– Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

– Saída de secreção pelo mamilo

FATORES DE RISCO:

– Ter mais de 50 anos;

– Maternidade tardia;

– Tratamento com hormônios femininos;

– Histórico familiar;

– Uso de álcool e fumo

IDADE DE REALIZAÇÃO DOS EXAMES:

– Exame preventivo de câncer do colo do útero: os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser feito a cada três anos;

– Exame clínico das mamas: anualmente;

– Mamografia de rastreamento: mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames.

Mulheres do grupo de risco, a partir dos 35 anos, devem começar a fazer o exame anualmente. Consulte a equipe de saúde para saber se você faz parte deste grupo.

Programação “Outubro Rosa” em Ibiporã

– 15/10 (sábado): Panfletagem sobre o “Outubro Rosa” no comércio de Ibiporã;

– 17 a 21/10, das 17 às 20h, e 22/10 – sábado, das 8 às 16h. O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central) realizará coleta de preventivo do colo do útero e mama para mulheres de 25 a 64 anos que não realizam o exame há mais de um ano.

– Outras UBSs também funcionarão em horário estendido para atender a demanda da campanha. Para mais informações e dúvidas, as mulheres podem ligar ou procurar pessoalmente a UBS de seu bairro para saber mais a respeito dos serviços e horários ofertados.

1 2 dsc_0065 dsc_0072 dsc_0079 dsc_0084


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009