As inscrições para a Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ) estão abertas desde esta segunda-feira (4) e vão até 15 de maio. A iniciativa é destinada a estudantes do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares do Paraná e tem como objetivo oferecer uma oportunidade para promover jovens talentos nessa área ao terem a chance de mostrar os seu conhecimento e o seu valioso potencial científico.

A olimpíada é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Ocorre anualmente e é integrante da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Serão duas fases, que são as etapas iniciais da OBQ: Fase I – realizada na própria escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, para escolher de, no máximo, 25 alunos para participar da Fase II.

A próxima etapa é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos campi da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário, estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nesta fase serão selecionados 50 estudantes – 25 da Modalidade A (do primeiro e/ou segundo ano do ensino médio), e 25 da Modalidade B (do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio).

Os alunos selecionados na Fase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e promovida pela Fundação Ceareense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que acontece anualmente.

Os melhores classificados nos exames da Fase III da OBQ, após um período de preparação especial em um curso oficial, poderão classificar-se para participar da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO) que são realizadas em países diferentes a cada ano.

Veja mais AQUI


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009