IbiporãLondrina

‘O Passageiro’ de Henrique Aragão ganhará nova iluminação em Londrina

 A Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, fundada pelo artista plástico Henrique de Aragão em Ibiporã, também passa por reformas.

O monumento “O Passageiro” também conhecido como “Monumento ao Viajante” do renomado artista plástico ibiporanense Henrique Aragão, que atualmente se encontra entre as ruas Norman Prochet e Martiniano do Valle Filho receberá nova iluminação.

A obra a ser executada pela Sercomtel Iluminação prevê  iluminação de LED e deverá ser finalizada nas próximas semanas.

Mudança de Local

O monumento inaugurado em 1987, ficava  na rotatória central da Av. Dez de Dezembro e foi removida por conta da construção do viaduto no local.

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

A Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, fundada pelo artista plástico Henrique de Aragão em Ibiporã, também passa por reformas. Após a morte de Henrique de Aragão, a Casa de Artes, o ateliê e o acervo foram transferidos para a Fundação Cultural de Ibiporã e aos cuidados da Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade que preserva o local e recebe turistas de todas as regiões do Brasil.

A reforma da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI segue com as obras externas e a previsão de término é em julho, estão previstos reforço estrutural e troca da cobertura antiga das salas de artes e também do ateliê onde Henrique de Aragão produzia as suas obras, telhas termoacústicas para isolamento térmico e acústico dos ambientes, pintura e acabamento. Já foi concluída a substituição do piso do teatro de arena Eutália Aragão, que por décadas foi palco de peças de teatro e apresentações de dança e música. 

Local

“O Passageiro” – Ruas Norman Prochet e Martiniano do Valle Filho, centro de Londrina

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI – Rua 1º de Maio, 224, centro de Ibiporã

 

Artigos relacionados