IbiporãManchete

Mesmo após vistoria, fuga em massa é registrada na Cadeia de Ibiporã

O inacreditável aconteceu. Mesmo após vistoria e identificação de um ponto de evasão na tarde de ontem (30), detentos conseguiram fugir da Cadeia Pública de Ibiporã nesta sexta-feira (31).

Com a fuga em massa, cerca de 20 presos conseguiram escapar por volta das 5 horas da manhã, por meio de uma abertura realizada no telhado da carceragem. Segundo relatos de moradores do entorno, tiros foram ouvidos vindos do local.

Um helicóptero da Polícia Militar segue realizando buscas áreas pela região, contando com o auxílio térreo da Polícia Civil e do Setor de Operações Especiais (SOE), do Depen (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná).

Recentemente os detentos gravaram vídeos dentro das celas criticando a superlotação da cadeia e ameaçaram fugir. E, em meio ao ambiente com várias pessoas aglomeradas, casos de tuberculose também foram registrados na carceragem há pouco tempo.

A Cadeia Pública de Ibiporã tem a capacidade de comportar regularmente apenas 35 presos e atualmente são cerca de 170 no espaço.

De acordo com o governo do Estado, em breve o Depen assumirá o local, afim de acabar com a lotação, com transferências de condenados para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Além disso, a delegacia (setor administrativo) deverá ser realocada para outro espaço.

Artigos relacionados