DestaqueLondrina

Londrina terá iluminação em faixa de pedestres e painéis digitais em avenidas

A cidade de Londrina começa a implantar nas próximas semanas um projeto que visa aumentar a segurança de pedestres e motoristas no trânsito. São painéis digitais em avenidas com mensagens e indicações sobre o fluxo de veículos, e uma nova iluminação especial que ficará sobre as faixas de pedestres.

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, destacou a relevância da proposta. Londrina, com seus mais de 550 mil habitantes, nunca havia se planejado para incluir esse tipo de sinalização viária, ideal para cidades grandes e com alto fluxo de trânsito.

Segundo Cortez, os painéis ficarão distribuídos por várias avenidas da cidade e funcionará como um organizador do trânsito, exibindo mensagens variáveis sobre acidentes, condições de fluxo, alertas e orientações aos motoristas. “Será possível avisar o condutor que sai da Zona Sul em direção à Zona Norte sobre algum acidente no trajeto, sobre a interdição de avenidas ou avisos educativos”, disse.

Paralelo a isso, também serão instaladas iluminação especial em LED sobre as faixas de pedestres. O objetivo é melhorar a visibilidade dos motoristas e evitar acidentes. Cidades com tamanho similar a Londrina, como Vila Velha (ES), Joinville (SC) e Uberlândia (MG) já usam esse tipo de sinalização com sucesso. No Paraná, Londrina é pioneira nesse tipo de sinalização.

“Veja, é muito importante que se faça um investimento massivo e ideal em sinalização de trânsito. Antes de 2017, a cidade tinha faixas apagadas e sinalização precária. O risco tanto para o motorista quando para o pedestre era alto. Temos aqui uma cidade grande, é difícil fazer tudo de uma vez. Mas estamos avançando muito mais do que nos anos anteriores em relação aos investimentos”.

Cortez também destaca o trabalho de iluminação urbana, por si só. “O prefeito Marcelo Belinati já desenvolve um trabalho intenso junto com a Sercomtel Iluminação para aumentar a qualidade de vida no município. Já revitalizamos 100 praças com iluminação de LED, além de ruas e avenidas que receberam o investimento. Com um programa de requalificação da sinalização viária, vai ficar muito bom”, ressaltou Cortez.

O processo de licitação para a compra dos equipamento está quase concluído e as instalações começam logo na sequência. Inicialmente, as ruas centrais e avenidas vão receber os novos painéis e iluminação, entretanto, a proposta abrange todas as regiões da cidade.

 

 

Fonte
24 Horas

Artigos relacionados