CidadesParaná

La Niña deve manter temperaturas acima da média no verão no Paraná, diz Simepar

O verão começa às 14h28 da quinta-feira (21), e os meteorologistas do Simepar avaliam que a estação será marcada pela influência do La Niña, fenômeno meteorológico que se forma nas águas do oceano pacífico e influencia a circulação atmosférica em todo o mundo. A estação vai até 20 de março.

Conforme o Simepar, o fenômeno deve manter as temperaturas acima da média e o volume de chuvas moderado, na média ou até um pouco abaixo do que é esperado para a estação no Paraná.

Nos primeiros dias de verão está previsto tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em todas as regiões do estado. Na quinta-feira, as temperaturas devem variar de 16ºC no extremo sul a 30ºC no extremo oeste.

Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, as chuvas acumuladas devem ficar abaixo da normal climatológica na área compreendida entre a região central e o norte do Paraná.

Da região central ao sul, deve chover acima da média. As temperaturas devem permanecer elevadas, dentro da normalidade histórica.

Além disso, o diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite, destaca que, em média, 43% dos raios ocorrem no verão. Segundo ele, a metade deles caem em locais descobertos, o que faz da praia em ocorrências de tempestades um local de alto risco.

 

Agropecuária

De acordo com a pesquisadora do Simepar e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ângela Beatriz Costa, as culturas da soja e do milho serão beneficiadas pelo clima, uma vez que estão previstas chuvas dentro da normalidade climatológica de cada região.

As pastagens também serão favorecidas, segundo ela. Já as hortaliças demandarão um cuidado intensivo devido às chuvas e temperaturas elevadas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.