Por determinação da administração municipal, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) está realizando desde abril deste ano obras de ampliação do serviço de saneamento básico. A autarquia já atende com rede de esgoto a 100% da área urbana e o Jardim John Kennedy. O serviço também está sendo implementado no Distrito Rural da Taquara do Reino.

Para colocar o sistema de coleta e tratamento de esgoto em funcionamento, uma equipe de profissionais do Samae está trabalhando exclusivamente nas obras. Até o momento já foram instalados sete mil metros lineares de tubulação, entre tubos de coleta, passagem e interceptores.

Agora, a equipe do Samae está finalizando os emissários que são responsáveis por levar o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde o mesmo passará por processo de tratamento biológico, sem adição de produtos químicos, para depois ser destinado ao Ribeirão das Abóboras. Segundo o Samae, o efluente sairá com parâmetros de qualidade, não prejudicando o ribeirão.

A Taquara do Reino possui cerca de 500 habitantes, entretanto, a ETE terá a capacidade para coletar e tratar o esgoto de uma população de mil habitantes. Conforme o Samae, a obra visa atender a Taquara pelos próximos 20 anos sem que haja a necessidade de adequações ou aumento de sua capacidade, visto que o projeto já foi desenvolvido estimando o crescimento que poderá ocorrer no distrito.

O projeto da rede coletora e estação de tratamento do distrito foi realizado pela empresa Ecosol, após vencer a licitação 01/2013, na modalidade de Concorrência Pública. Os materiais também foram adquiridos por meio de licitação, na modalidade de Pregão, e foi vencido por três empresas – Tigre, Asperbras e Detroit Fundição.

Ao aumentar a abrangência desta atividade, a administração municipal visa preservar o meio ambiente, com a finalidade de prevenir os cidadãos de doenças e consequentemente promover saúde.

Conforme a administração municipal, Ibiporã é uma cidade diferenciada em relação ao saneamento básico, pois este serviço só é oferecido à 43% da população brasileira. Cidades que prestam o serviço saneamento básico oferecem mais saúde, bem estar e limpeza para sua população. A administração municipal promove melhorias constantes para Ibiporã e tem a satisfação de oferecer saneamento básico para 100% da população na área urbana e atingir também a área rural, por meio do Jardim John Kennedy e da Taquara do Reino.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009