Divulgação

Será realizada, na próxima sexta-feira, 27 de julho, às 14h, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã – ACEIBI, a 1ª Oficina de Engajamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, projeto do Governo do Estado do Paraná que vai traçar diretrizes e definir ações estratégicas integradas para a organização, desenvolvimento sustentável e consolidação de uma ampla região composta pelas regiões metropolitanas dos municípios de Londrina, Maringá e Apucarana. Os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento de Ibiporã participarão do evento.

Nesta oficina de engajamento, serão eleitos representantes da Sociedade Civil de Ibiporã, que formarão a equipe de acompanhamento para participar das demais etapas do plano, com sugestões sobre os principais problemas e potencialidades de cada um dos 15 municípios envolvidos no plano. As oficinas de engajamento são abertas ao público e todos os cidadãos poderão participar.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Estado do Paraná com apoio do Banco Mundial que vai criar um grande corredor de desenvolvimento unificado e sustentável unindo as cidades de Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Apucarana, Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. Ao todo, os 15 municípios concentram, em uma área de 6.225 km², 1,5 milhão de habitantes e um PIB de R$ 35 bilhões.

O lançamento do projeto foi no Paranagi, município de Sertaneja, na Estância Punta Del Este, e as oficinas aconteceram na Ilha do Sol.

Com esta ação o Estado estará levantando os potenciais, deficiência e demandas da região e com isso promover o desenvolvimento da região.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento de Ibiporã, José Roberto de Oliveira, a participação da sociedade é de grande valia. “É uma oportunidade de troca de conhecimentos e interação quanto ao que a região oferece no tocante à infraestrutura, belezas naturais, equipamentos e o seu potencial turístico e de desenvolvimento”, afirmou.

O secretário também acrescentou que a pasta proporá o retorno da ZT. “Em breve estaremos fazendo a revisão do Plano Diretor e estaremos propondo a volta da Zona de Interesse Turístico (ZT), para o zoneamento do município de Ibiporã, com arranjo em grandes áreas para equipamentos turísticos e de lazer, impulsionado assim toda a região”, concluiu Oliveira.

Serviço

1ª Oficina de Engajamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Metrópole Paraná Norte

Local: Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã – ACEIBI. Av. Paraná, 325

Data: 27 de julho (sexta-feira)

Horário: 14h

Fonte: Núcleo de Comunicação Social/PMI


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009