O último fim de semana foi marcado pelo lançamento dos filmes e a entrega do livro Circuito das Capelas – Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã em duas das comunidades mais tradicionais de Ibiporã: a da Água das Abóboras e a do Jardim Bom Pastor. O tempo ajudou e a exibição dos filmes no telão pôde ser feita ao ar livre, num clima de descontração e interação com o público.

A movimentação começou no sábado (16/4) à noite, na Capela São Pedro, onde, após a missa, houve a sessão de cinema com belas imagens rurais e depoimentos dos pioneiros, seguida de moda de viola e partilha no antigo barracão de festa, que foi todo decorado para a ocasião. A São Pedro é a capela mais antiga de Ibiporã. Sua primeira igreja de madeira foi levantada em 1938. Já a igreja atual foi construída entre 1957 e 1964.

E no domingo (17/4) foi a vez da entrega na Capela Jesus Bom Pastor, que ficou pequena para tanta gente. Mais de 170 pessoas se apertaram para acompanhar a celebração e depois assistiram no pátio ao filme sobre a história da capela, que existe desde 1947 e foi trazida de um sítio na Água do Monjolinho.

A igreja atual, de alvenaria, foi construída no final de década de 1970 e é repleta de obras do artista plástico Henrique de Aragão, que na época foi convidado para projetá-la pelo então pároco de Ibiporã, padre João Giomo. Ao final, também houve confraternização e a comunidade foi brindada com música ao vivo pelos professores da escola de música da Fundação Cultural.

Veja as fotos na nossa página no Facebook. Curta a página e receba as nossas atualizações:

https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora

Fique ligado nos próximos lançamentos:

Dia 13 de maio(sexta), às 19h30, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Jardim John Kennedy)

Dia 28 de maio(sábado), às 19h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida, Água dos Cágados (zona rural)

O Circuito das Capelas é um projeto da Prefeitura de Ibiporã, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), com a colaboração de todas as comunidades. Os objetivos são preservar a memória desses locais, valorizar a cultura e promover o turismo.

Mais sobre o projeto:

http://www.fcibipora.com.br/noticia/mostrar/id/850/titulo/circuito-das-capelas-comeca-em-marco-confira


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009