Foto: Defesa Social/Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM), informa o balanço das principais ocorrências e atendimentos prestados pelas equipes durante o final de semana, entre os dias 14 e 16 de janeiro.

No final da tarde de sexta-feira (14), durante patrulhamento preventivo pelas imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor (zona oeste), agentes da GM visualizaram o condutor de uma motocicleta trafegando com uma criança de apenas quatro anos na garupa, sem capacete. Os guardas fizeram a abordagem e identificaram que o homem não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e que estava com o documento suspenso. Diante dos fatos, foram lavrados quatro autos de infração de trânsito. Os agentes orientaram o condutor e, posteriormente, entregaram o veículo para um familiar habilitado. 

Fiscalização de medidas sanitárias – Por volta das 2h de sábado (15), a central de videomonitoramento da Guarda Municipal flagrou várias pessoas sem máscaras de proteção no Centro de Artes e Esportes Unificados (Espaço CEU), Jardim Santa Rita. A equipe responsável pelo patrulhamento da área foi até o local e constatou a presença de sete pessoas sem o uso do equipamento obrigatório. Diante do descumprimento da norma de combate à pandemia, todas assinaram termo de constatação.

Fiscalização de trânsito – Uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (Gmuc) que realizava patrulhamento preventivo pela Praça da Juventude Norte, localizada na avenida Henrique Mansano, visualizou um carro saindo do local apressadamente após ver a viatura, por volta das 3h de sábado (15).

Por conta da suspeita, os guardas fizeram a abordagem e, na sequência, identificaram que o condutor não era habilitado, e que o carro estava com licenciamento vencido. Em vista do flagrante, foram lavrados autos de infração de trânsito referentes às irregularidades encontradas e o veículo foi removido para o pátio municipal.

Ainda durante a madrugada, durante patrulhamento pela cidade, a GM flagrou outro homem conduzindo uma motocicleta de forma irregular. Foram constatados débitos referentes à documentação, falta da apresentação da CNH e falta dos retrovisores. Ao todo, foram lavrados três autos de infração de trânsito e o veículo foi recolhido ao pátio municipal.

Apoio ao servidor – A Guarda Municipal foi chamada para prestar apoio aos servidores da UBS do Jardim do Sol, no final da manhã do último sábado (15). Ao chegar ao local, a equipe identificou que uma cidadã se encontrava em situação de possível surto psicótico. Imediatamente, os guardas fizeram a contenção da paciente até a chegada da equipe do socorro especializado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher foi encaminhada para o Hospital Zona Sul.

Moto dublê –  A equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (Gtam) visualizou um motociclista em atitude suspeita nas imediações da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, no Jardim Paraíso (zona norte), no início da tarde de sábado (15). Imediatamente, foi feita abordagem e, na sequência, os guardas identificaram rasuras na numeração do motor.

Após consulta no sistema, foi possível descobrir que a moto abordada era um dublê da verdadeira motocicleta, cujo proprietário reside em Maringá, e já tinha registrado boletim de ocorrência. Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil.

Apoio ao cidadão – Um cidadão desnorteado foi encontrado pela equipe da Patrulha Rural da GM por volta das 10h40 de domingo (16), na Estrada da Cegonha (zona sul). O jovem relatou que tinha sido vítima de um sequestro no início da manhã. Os guardas prestaram apoio para que ele pudesse retornar para sua residência em segurança e, posteriormente, registrar o ocorrido junto à delegacia de plantão.

Tráfico de entorpecentes –  A equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (Gepe) flagrou um homem em atitude suspeita, no início da noite de domingo (16), enquanto patrulhava pelas imediações do Centro de Educação Infantil Victória Mazerri Dinardi, Vila Marízia.

Os guardas abordaram o suspeito e encontraram diversas porções de entorpecentes, sendo 495 gramas de maconha, 56 gramas de crack, 42 gramas de cocaína e R$ 192,95 em cédulas e moedas. As drogas estavam fracionadas em 297 porções prontas para a venda. Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia.

Demais ações – Durante o último final de semana, os guardas reforçaram patrulhamento por todas as unidades escolares municipais, Unidades Básicas de Saúde e demais prédios públicos. Na manhã de sábado, as equipes prestaram apoio durante o lançamento da campanha de vacinação infantil, no Centrolab. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde Felippe Machado e do secretário estadual de Saúde Beto Preto.

Serviço – A Defesa Social informa que a Guarda Municipal pode ser contatada através do aplicativo 153 Cidadão, disponível para Android e iOS, ou pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas. Os canais da GM também podem ser utilizados para relatar outras ocorrências, inclusive informações sobre situações de competência da Defesa Civil.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009