DestaqueEventosUncategorized

Ex-alunos se reencontram no aniversário de 62 anos do Colégio Estadual Olavo Bilac de Ibiporã

Solenidade no último sábado (20/3), no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ibiporã, marcou fatos importantes da década de 70. Organizada por ex-alunos da instituição que iniciaram sua jornada estudantil no “Ginásio” (assim denominado na época) no ano de 1973, a solenidade foi dividida em momentos memoráveis.

Teve início com a celebração do 62º aniversário da Escola, enaltecendo passagens importantes, bem como nomes que estiveram na direção desde a sua fundação, 11 de março de 1957. A atual diretora, Maria Regina Nicolau, e o atual prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, falaram em nome dos ex-diretores e de autoridades que tiveram relevante importância na construção da história da instituição.

O segundo momento teve como destaque os ex-alunos, seu reencontro após mais de 40 anos,envolvendo agradecimento e homenagem aos mestres da época que se fizeram presentes. Foram lembrados os ex-alunos e professores que já se foram, porém, vivos na memória dos que tiveram o privilégio de sua convivência. Coincidentemente, este ano os alunos em questão estão completando o Jubileu de Ouro da sua alfabetização (1969).

Professoras do Primário; como era denominado nos anos 70; (Escola E. F. Gutierrez Beltrão e Instituto Maria Imaculada) também foram homenageadas: Maria Édine Pelisson Chivalski, Olinda MatsunagaTsuru, Elizabeth Acioly Wanderley, Ivanir Pires, Cinira F. Calijuri e Leonela F. Fernandes.

O professor Mateus Agostinho Bisotto foi convidado pela comissão organizadora para deixar uma mensagem em nome de todos os professores. Presença marcante entre os homenageados foi a da professora e diretora do colégio nos anos 70, Zoraide Dal Molin (esposa do médico pioneiro de Ibiporã, Eugênio Dal Molin).

A bênção da solenidade veio do padre João Giomo. Na informalidade do cumprimento do cerimonial, quebrou-se o protocolo algumas vezes e prazerosamente foi possível ouvir depoimentos de outros professores, como foi o caso do professor de Física, Décio Ribeiro.Com voz embargada direcionou seus sinceros agradecimentos por ter sido lembrado.

A iniciativa também teve um fim social. Muitos abraçaram a campanha em prol do Hospital Cristo Rei e trouxeram caixas de leite. Após o encerramento da solenidade, boa parte do público presente se dirigiu à Associação da Polícia Federal, em Londrina, para um almoço festivo.

No fechamento das despesas pela comissão organizadora, houve sobra, o que possibilitou também transformá-la em filantropia. Pelo sucesso do evento, a comissão organizadora já ficou a postos para organizar o próximo encontro, agendado para 20 de março de 2021. A professora Margareth Coloniezi (secretária municipal de Educação de Ibiporã), participou da comissão organizadora.

Via
Texto Jusmar Lustosa - Fotos Marne Eloi Klein
Fonte
Redação

Artigos relacionados

Close