Na noite da última sexta (22) a Câmara Municipal sediou a convenção do PMDB de Ibiporã.

Com cerca de meia hora de atraso, João Coloniezi presidente do PMDB de Ibiporã, deu início a convenção apresentando a proposta de candidatura própria do partido disponibilizando de seu nome para o cargo prefeito de Ibiporã e apresentando a chapa dos vereadores com suas respectivas coligações

Uma segunda chapa foi protocolada indicando coligação PSD onde o PMDB apresentaria candidato a vice. Mas não chegou a ser votada pois foi impugnada pelo diretório municipal e encaminhada para diretório estadual.

Foram secretários da convenção Aline Leoni e Cidio Severino.

João Coloniezi defendeu sua pré-candidatura ao poder executivo, uma vez que o diretório estadual do PMDB tem expressas recomendações para que haja candidatura própria, prestando apoio a outro partido somente se não houver candidato.

João falou sobre sua história de vida, sua trajetória política e pediu apoio aos convencionais do partido.

O segundo a falar foi José Maria Ferreira, prefeito de Ibiporã. Ele já havia manifestado apoio para a candidatura de Sandra Moya (PSD), a vaga do executivo e explicou os motivos aos presentes.

José Maria afirmou que em muitos momentos fez o convite para que João Coloniezi fizesse parte do grupo como candidato a vice de Sandra Moya e que aquele era um momento de decisão. “João, eu gostaria muito que você fosse o vice da Sandra e fizesse esta composição”

José Maria lembrou que a escolha do nome da Sandra como candidata aconteceu após uma pesquisa eleitoral “aquele que saísse na frente das pesquisas seria o candidato. Agora, eu estou cumprindo com uma palavra, porque fui o fiador desta pesquisa”.

“Nós podemos estar dividindo, tornando-nos menor, depois da administração que fizemos, dividir é uma judiação para o município”

José Maria pediu para os convencionais não votarem na chapa, e sugeriu que a coligação fosse feita com o PSD.

Em muitos momentos os presentes se manifestaram ovacionando, demonstrando apoio as falas de José Maria, da mesma maneira era possível notar que outra grande parte dos presentes se manifestavam contrários gritando palavras de ordem e questionando o discurso.

Também se inscreveu para fala o Dr. Dorival Martins que começou sua fala contando como seu nome surgiu para completar a chapa para a candidatura de Sandra Moya (PSD).

“Eu nunca coloquei meu nome a anteriores, porque quando eu voltei para minha profissão eu procurei honrar meu trabalho. Eu acho que fiz um bom trabalho para prefeito porque quando eu passo nas ruas, graças a Deus eu tenho sido muito respeitado. Isso foi a única coisa que levei da minha eleição.

Eu percebi, no decorrer do processo que muitas pessoas me procuraram com certa angustia, neste momento começou sim certa divisão. Vieram me procurar para colocar meu nome a disposição… candidatos e outros candidatos me abordaram e eu disse, se meu nome for um dos nome para ser colocado pra mim tudo bem. Muitas pessoas disseram: ‘pode ser uma saída para união do grupo’.

Em nenhum momento eu quero que fique esta impressão que eu vim aqui para impedir o sonho de qualquer pessoa.

Se hoje o resultado for positivo para candidatura do Joãozinho temos que concordar. Se for ao contrário, também. Nós somos um grupo, nós somos amigos.”

João fez um comentário sobre a importância do partido na cidade, José Maria pediu a palavra novamente e pediu para João cumprir o regimento no que diz respeito a convenção, mantendo o andamento com ordem e respeito mútuo.

João respondeu pedindo respeito as manifestações e reforçou a tradição do partidos com membros alegando que “vir aqui e defender uma candidatura de outro partido é uma ofensa a nos PMDbistas”

Na sequência, Diego fez uso da palavra, pedindo a unidade do grupo, “o meu desejo é que o PMDB se unisse”

A popular Maria do Sindicato que é convencionada também falou “O homem e a mulher tem ser livre pra pensa, pra decidir e pra resolver e pra participar ou não”. Lembrou o respeito que tem pela família do prefeito José Maria. “Não estou contra prefeito, contra Sandra, estou do lado de um companheiro.”

Irani também pediu para fazer uso da palavra. “Tenho grande admiração pela gestão do José Maria, mas temos direito de escolher, na minha opinião, a melhor pessoa para dar continuidade é o João Coloniezi.”

Margarete Coloniezi, ex-secretária de educação que também é esposa de João, pediu a palavra:

Nós carregamos todo este corpo durante mais de 29 anos. Eu estive ao lado do meu esposo quando várias vezes ele abriu mão de ser candidato em favor do grupo e o senhor se comprometeu em apoiá-lo em várias ocasiões e eu nunca vi isso acontecer, pelo contrário, fomos afastados.”

Lurdes narciso, Secretária do trabalho e emprego fez sua colocação:

“Uma convenção é o momento mais democrático onde podemos expressar nossas ideias. Eu coloquei meu nome 5 vezes e tive a honra de ser a única mulher eleita 3 vezes seguidas.”

Falou também de todos os benefícios conquistados pelo PMDB.

Por questões de foro íntimo eu não tenho condições de me posicionar contra José Maria e contra a vice prefeita, por isso, estou retomando a minha Secretaria.” Finalizou Lourdes.

Mari de Sá, vereadora da atual gestão, chamou atenção para que fosse lido a chapa de vereadores e no momento também foi convidado os pré-candidatos a vereadores. Mari também lembrou do compromisso da pesquisa.

São pré-candidatos a Vereador pelo PMDB

  • Lucas Botti
  • Mari de Sá
  • Irani Spindola
  • Celso Ivancheczen (Cuiú)
  • Olga Rocha Botega
  • Aldemir Antônio Silva
  • Maria Sarábia
  • Willian Cardoso
  • Andresa Erram Gonçalves
  • Valdecir Ribeiro
  • Liliane Aparecida Pedro
  • Edson Alves
  • Diego Barbosa Fonseca
  • David de Souza Negrão
  • Sidinei Teixeira Ferreira
  • Jose Mauricio da silva
  • Salomão Darlan Vieira

O último convencionado a falar foi o popular Cuiú

“Não tiro o mérito do José Maria, prefeito como ele vai ser meio difícil, eu como PMDBista tenho que dar apoio ao João que é um PMDBista nato.”

Encerramento

Dos 45 membro do diretório 4 deles não fazem mais parte (inclusive por falecimento). Os 4 primeiros suplente sobem então para titularidade.

Foram convocados Jeronimo Gabriel Vieira, Antônio Mártire, e Marcelo Antônio Nobrega.

João agradeceu aos demais suplentes que também estiveram presentes.

José Maria também fez suas considerações finais e pediu respeito a todos independente do resultado.

“Aqui tem que ser o resultado do respeito, do acolhimento e do entendimento de todos”

O Pastor João Villande, da Igreja Assembleia de Deus, estava presente e sugeriu uma oração. Ele conduziu o momento, de apaziguando os ânimos através de uma breve reflexão bíblica.

O Resultado final

Para segunda pergunta: Concordo com a chapa única apresentada para eleição de vereadores da coligação

  • 43 votos sim
  • 7 votos não
  • 1 voto nulo

Para primeira pergunta: Concordo com a candidatura própria de João Coloniezi para prefeito pelo PMDB e com a formalização de coligação com os partidos

  • 27 votos sim
  • 23 votos não
  • 1 voto nulo

Os membros do PMDB então, aprovaram a candidatura de João Coloniezi para prefeito de Ibiporã nas eleições 2016.

Veja algumas fotos:


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009