LondrinaManchete

Disque-Coronavírus de Londrina passa a informar resultado de exame

Ampliação do serviço é mais um avanço nas ferramentas de enfrentamento à pandemia do município de Londrina

O Disque-Coronavírus, serviço que orienta a população de Londrina a respeito de sinais e sintomas do coronavírus e qual procedimento deve-se adotar em cada caso, passa a ofertar mais um serviço. Agora, por meio do 0800-400-1234, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem obter informações sobre o resultado de exame realizado para a detecção do vírus causador da COVID-19, feito nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) respiratórias e Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Para obter o resultado, o usurário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus. Lá, ele será atendido por uma equipe específica para isso, que vai verificar se o exame está finalizado, passar o resultado por telefone e, se necessário, fazer as orientações de como deve-se proceder, em caso de resultado positivo. O exame demora cinco dias para ficar pronto. Especificamente para esse novo serviço, o atendimento, inicialmente, será das 8 às 13 horas.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que este é mais um serviço que a Prefeitura disponibiliza para a população, a partir desta semana, e significa um avanço nas ferramentas de enfrentamento à pandemia. “As pessoas que faziam o exame e aguardavam o resultado normalmente ligavam nas UBSs ou se deslocavam até a unidade para obter informações. Agora, esse serviço possibilita que essa consulta seja feita por telefone, dando mais agilidade ao atendimento, diminuindo o fluxo de pessoas em nossas unidades e qualificando, ainda mais, esse processo”, informou.

O serviço – O Disque-Coronavírus foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por meio do serviço, qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para este número e ser atendida por profissionais de saúde, os quais orientam qual procedimento deve ser adotado. Por meio do Disque-Coronavírus também é feito o agendamento de consulta por telemedicina, com os médicos da Secretaria Municipal de Saúde, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Desde a sua implantação, no final de março, o serviço já realizou 6.670 atendimentos. A partir de maio, o Disque-Coronavírus também passou a ofertar apoio psicológico à população, por meio de profissionais de Psicologia que atendem das 7 às 19 horas, também de segunda a sexta-feira. As ligações para o 0800-400-1234 são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.

Foto: Vivian Honorato

O Município também oferta o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site https://coronaai.uel.br/.

 

 

 

 

Via
assessoria PML

Artigos relacionados