As agências do trabalhador do Paraná realizam, na próxima semana, o Dia D de orientação e encaminhamento de candidatos portadores de deficiência para as vagas de emprego disponíveis. Serão cerca de 500 vagas exclusivas no estado.

O Dia D acontece na sexta-feira (23), durante todo o dia. A ação é promovida pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e faz parte do Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho. Esta será a terceira edição da iniciativa, que busca facilitar o caminho entre quem procura e quem oferece uma oportunidade de emprego.

Até o Dia D, as agências do trabalhador devem realizar uma força-tarefa para aumentar o número de oportunidades cadastradas. As vagas são para vários perfis de trabalhadores, de todas as idades, escolaridades e níveis de deficiência. Hoje, mais de 21% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. “Hoje, das contratações gerais feitas aqui no Paraná, 2% são de pessoas com deficiência, números iguais aos de países como Canadá, França e Alemanha, que tem políticas fortes de inclusão”, afirma o secretário da justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

O secretário orienta os candidatos sobre a documentação exigida pela Agência do Trabalhador. “É preciso levar os documentos pessoais: Carteira de Identidade, RG e Carteira de Trabalho. Com esses documentos, ele será cadastrado e poderá, no mesmo momento, conversar com a empresa”, explica. No caso do beneficiário reabilitado, também é necessário o certificado emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A secretaria estima que, no Paraná, cerca de 180 empresas têm vagas disponíveis para portadores de deficiência. Em Curitiba, são mais de vinte.

Quem quiser participar do Dia D deve ir à Agência do Trabalhador mais próxima, com os documentos. Para os empresários que têm vagas disponíveis basta ligar para a Agência do Trabalhador mais próxima. “Qualquer empresa pode participar, o contato o pode ser feito na estrutura física das agências do trabalhador, ou através do site da Secretaria de Justiça“, afirma.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009