Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga as principais ocorrências e atendimentos prestados na cidade entre os dias 23 e 26 de dezembro, período do feriado prolongado referente à data de Natal.

Na noite de quinta-feira (23), a Guarda Municipal deu apoio a servidores da Secretaria Municipal de Fazenda durante a fiscalização de cinco estabelecimentos comerciais. Ao todo, foram lavrados dois autos de notificação (para um bar e para um restaurante), e um auto de infração para uma cervejaria com irregularidades no alvará. Dois locais estavam fechados.

Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha foi acionada, no início da tarde de sexta-feira (24), para comparecer em uma residência localizada no Jardim Leonor, zona oeste, e verificar o descumprimento de medida protetiva. O solicitante informou à central da Guarda Municipal que o ex-companheiro de sua inquilina estava em frente à residência proferindo ameaças e insultos.

Enquanto a ocorrência era cadastrada, o solicitante informou que o suspeito havia pulado o muro e estava dentro da casa da vítima. Imediatamente, a viatura da Guarda Municipal foi até o local e encontrou o suspeito, que entrou em vias de fato com vizinho que tentou defender a vítima. Os guardas constataram ainda que o homem quebrou a porta e a janela enquanto tentava invadir a casa.

O suspeito foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em decorrência de uma lesão causada após a briga e, na sequência foi encaminhado para a delegacia de plantão pelo flagrante do descumprimento da medida protetiva.

Veículo recuperado

Uma equipe da Guarda Municipal, enquanto realizava patrulhamento preventivo pelas imediações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu uma denúncia de que havia um veículo em estado de abandono atrás da universidade.

Os guardas foram até o local indicado e encontraram o carro suspeito. Após consulta ao sistema, constataram alerta de furto ou roubo. O veículo foi encaminhado para central de flagrantes para posteriormente ser devolvido ao proprietário.

Violência doméstica

Por volta das 17h de quinta-feira (24), uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (Gepe) foi abordada por uma mulher vítima de ameaça por parte do genro, enquanto realizava patrulhamento pelas imediações da Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, Conjunto Jamile Dequech, zona sul. Ela informou ainda que o suspeito tinha agredido sua filha, que confirmou a informação em seguida.

Enquanto a vítima repassava mais informações aos guardas municipais, o homem passou por eles em um veículo. Ele foi abordado e nada de ilícito foi encontrado em suas vestes. Porém, dentro do carro, os guardas encontraram uma porção de maconha, que o suspeito informou ser usuário.

Diante do flagrante o homem recebeu voz de prisão pelos crimes de violência doméstica, ameaça, injúria e posse de entorpecente. O veículo que ele dirigia foi apreendido e recolhido ao pátio por pendências administrativas.

Descumprimento de medida

No início da noite de quinta-feira (24), a Guarda Municipal foi acionada para atender denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Jardim Santa Fé, zona leste. A vítima informou que seu ex-companheiro proferiu ameaças, agressões e ainda quebrou o portão de sua residência.

A equipe da GM compareceu no endereço da solicitante e, enquanto coletava mais informações, visualizou e abordou o suspeito. Ele recebeu voz de prisão pelo flagrante do descumprimento da medida protetiva e foi levado para delegacia da Polícia Civil.

Recuperação de veículo

Uma equipe da Guarda Municipal de Londrina observou um veículo em estado de abandono, no início da noite de sexta-feira (24), enquanto patrulhava pela Avenida Dom Geraldo Fernandes, região central. Após consulta no sistema, os guardas constataram indicativo de furto ou roubo. O veículo foi recolhido à central de flagrantes da Polícia Civil para que fosse feita entrega ao proprietário posteriormente.

Tráfico de drogas

Enquanto realizava patrulhamento ostensivo pela região do Marco Zero, próximo à rodoviária, uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (Gepe) da Guarda Municipal de Londrina visualizou um homem abaixado próximo a um poste. Ao ver a viatura ele se levantou e soltou uma embalagem. Devido à atitude suspeita, o homem recebeu voz de abordagem.

Os guardas localizaram 79 gramas de cocaína, 30 gramas de maconha e 10 gramas de crack em várias porções fracionadas para a comercialização. O suspeito confessou a prática delituosa tentando justificar que precisa sustentar a sua família; ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para central de flagrantes.

Operação Natal

Nos dias 6 a 25 de dezembro, quando promoveu a Operação Natal, a Guarda Municipal contabilizou seis principais ocorrências de flagrante delito, sendo quatro relacionadas ao tráfico de drogas na região central. Duas foram constatadas na Praça da Bandeira, uma no Bosque Marechal Cândido Rondon, outra no Terminal Rodoviário, além de uma ocorrência de achado de entorpecentes na Praça da Bandeira, e a intervenção em uma briga em frente ao Ouro Verde.

No período, as equipes da Guarda Municipal reforçaram a segurança nas principais vias comerciais da região central e dos bairros, inclusive nos locais que receberam a decoração especial feita pela Prefeitura.

A Guarda Municipal de Londrina segue à disposição de toda população, e pode ser acionada pelo telefone de emergência 153 ou pelo aplicativo 153 Cidadão, disponível para celulares Android e iOS.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009