A escolha da cor do batom vai muito além da moda e do gosto pessoal. Ela também interfere diretamente em como as pessoas percebem o seu sorriso e até o rosto como um todo. Assim, o produto certo pode te ajudar a clarear os dentes, aumentar ou diminuir os lábios e até ressaltar o bronzeado.

Tem a impressão de que algumas cores deixam os seus dentes mais amarelos? Não é só uma percepção, é algo real. “Os  batons mais escuros, como o vermelho e o vinho, costumam mostrar os dentes amarelos. JÁ OS TONS DE NUDE PUXADOS PARA O ROSA, ROSAS CLAROS E O GLOSS ACABAM DESFOCANDO A ATENÇÃO e dão uma aparência de dentes mais claros. Use marrons, incluindo o nude mais amarronzado, com cautela”, revela a maquiadora ANA PAULA BASÍLIO.

AUMENTAR OS LÁBIOS

Não é apenas o truque de contorno que funciona para aumentar os lábios, a cor também dá uma ajudinha especial. “AS CORES MAIS QUENTES E VIVAS, COMO O VERMELHO, VINHO, LARANJA E FÚCSIA, AUMENTAM MUITO A BOCA, principalmente se você fizer o contorno com o lápis. Usar batom de textura mais brilhante e criar um degradê complementam esse efeito”, explica o maquiador SAM THIAGO, do Circus Hair.

DIMINUIR OS LÁBIOS

Se você acha que tem lábios muito volumosos e não quer ressaltar essa característica – algo que pode ser interessante com um olho bem-destacado –, a tonalidade também pode jogar a seu favor. “Quando os lábios são grandes, o melhor é ir para os tons de nude e os mais clarinhos, BEM PRÓXIMOS DA COR NATURAL DO CONTORNO DA SUA BOCA. Tudo que for mais brilhante aumenta, então, nesse caso, prefira os matte”, indica Thiago.

RESSALTAR O BRONZEADO

Se você gosta de exibir aquele bronzeado impecável, o batom também pode ser um grande aliado, como conta Ana: “OS CORAIS E OS MAIS DOURADOS RESSALTAM BASTANTE O BRONZEADO DO VERÃO. Mas se você usa um batom sem brilho, bem matte, da cor dos seus lábios ou mais claro, quase da cor da pele, você vai ter o efeito contrário e empalidecer”.

EFEITOS NEGATIVOS

VINCOS E RUGAS DESTACADAS

Algumas cores acabam destacando pequenos vincos e linhas de expressão próximos aos lábios, e tudo vai depender da cor que está na sua pele. “Se você está bronzeada, o laranja e as cores quentes em geral vão mostrar as marcas mais ainda. ISSO ACONTECE PORQUE VOCÊ FAZ UM TOM SOBRE TOM E FICA COM O ROSTO TODO UNIFORME, o que ressalta demais todos os defeitinhos da pele e os traços. O ideal é ter contraste, então, se você quer usar um laranja, a pele deve estar mais fria. Caso contrário, prefira um nude – que deve ser usado só com os lábios bem hidratados – ou uma cor escura, como o vinho e o roxo”, aponta Thiago.

APARÊNCIA PÁLIDA
A falta de contraste também pode empalidecer, o que costuma evidenciar manchas, olheiras e deixar a aparência cansada. Quer fugir desses efeitos? O maquiador ensina: “Quando a pele da pessoa é muito clara e ela usa o rosa clarinho pode ter esse empalidecimento. JÁ SE VOCÊ É MAIS MORENA OU NEGRA É INTERESSANTE EVITAR AS CORES MUITO PRÓXIMAS DA SUA PELE, como o marrom,  porque vai te deixar toda da mesma cor, sem um destaque legal. Assim, prefira tons vinhos, mais escuros e contrastantes”.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009