BrasilDestaque

Conta de luz: maio começa com bandeira tarifária mais cara

Com a entrada no mês de maio, os consumidores sentirão um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.

O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.

Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. 104496 757192Youre so cool! I dont suppose Ive learn something like this before. So great to search out any person with some special thoughts on this subject. realy thanks for starting this up. this site is 1 thing thats wanted on the net, somebody with a bit originality. valuable job for bringing one thing new to the internet! 610981

  2. 933890 27919Im glad I identified your article. I would never have produced sense of this subject on my own. Ive read several other articles on this subject, but I was confused until I read yours. 626838

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.