DestaqueIbiporãPolítica

Confira como foi a sessão ordinária na Câmara de Vereadores e os requerimetnos e indicações propostos

Na Sessão Ordinária realizada segunda-feira (16) os vereadores discutiram e votaram três projeto de lei: de autoria do vereador Professor Abreu (PSC), que declara de utilidade pública a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã – Acarei; de autoria da vereadora Mari de Sá (PMDB), que altera a Lei Municipal n° 2.848-2016, que trata da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ibiporaense e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher Ibiporaense; e, de autoria do vereador Victor Carreri (PPS), que dispõe sobre a disponibilização trimestral, ao cidadão, do cronograma de pavimentação asfáltica das vias e dos logradouros públicos. No período de Explicações Pessoais, os vereadores comentaram sobre fatos importantes do nosso Município, Estado e União.

ABERTURA DA SESSÃO

– O presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Roberval dos Santos (PSDB) abriu a sessão e socilitou ao vereador Miro Despachante (PPS) que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada.

EXPEDIENTE

– O presidente anunciou a discussão e votação da Ata da Sessão Ordinária anterior, e como não houve manifestação a declarou aprovada.

– O presidente solicitou ao vereador Kleber Machado (PR), Primeiro Secretário da Casa, para que procedesse a leitura das matérias do expediente.

ORDEM DO DIA

– 1ª discussão e votação artigo por artigo do PROJETO DE LEI N° 10/17-LE, de autoria do vereador Professor Abreu (PSC), que declara de utilidade pública a Associação de Capoeira da Região de Ibiporã – Acarei. APROVADO

– 1ª discussão e votação artigo por artigo do Projeto de Lei n° 11/17-LE, de autoria da vereadora Mari de Sá (PMDB), que altera a Lei Municipal n° 2.848-2016, que trata da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ibiporaense e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher Ibiporaense. APROVADO

– 1ª discussão e votação artigo por artigo do Projeto de Lei n° 12/17-LE, de autoria do vereador Victor Carreri (PPS), que dispõe sobre a disponibilização trimestral, ao cidadão, do cronograma de pavimentação asfáltica das vias e dos logradouros públicos. APROVADO

 

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

– No Período de Explicações Pessoais fizeram uso da palavra os vereadores, pela sequência: Kleber Machado (PR), Rafael da Farmácia (PSB), Miro Despachante (PPS), Victor Carreri (PPS), Professor Abreu (PSC), Mari de Sá (PMDB) e Roberval dos Santos (PSDB).

ENCERRAMENTO

– O presidente agradeceu a presença de todos e CONVOCOU a Câmara para a próxima SESSÃO ORDINÁRIA, dia 23-10-2017 (segunda-feira), às 18h00min, neste mesmo local, aunciando para a Ordem do Dia a 2ª discussão e votação em globo dos Projetos de Lei n°s 10, 11 e 12/2017-LE.

 

Requerimentos e Indicações

Os vereadores Kleber Machado (PR), Mari de Sá (PMDB), Miro Despachante (PPS), Rafael da Farmácia (PSB) e Victor Carreri (PPS) apresentaram as seguintes solicitações aos órgãos responsáveis durante a Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (16).

 

KLEBER MACHADO

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal e estendido a Secretaria Municipal de Serviços Públicos Obras e Transportes, para que tome as devidas providências a seguir: Que seja feita pintura de faixa continua e tracejado na Avenida André Sert, sentido Centro-Bairro entre a Avenida Paraná e a Rua Getulio Vargas (Centro). O local de fluxo intenso com conversões diversas estão dificultosas pela falta de sinalização da Via. Que seja feita pintura de faixa contínua e demarcação “Pare” no cruzamento da Rua Maria Aparecida Rodrigues de Carvalho com a Rua Francisco Fronja ( Recanto Coari). O local não possui demarcação de faixas, onde veículos ao realizar conversões acabam invadindo a “Mão” contrária de direção. Já houve acidentes de pequena monta causando dúvidas entre os envolvidos, alem dos abusos de “Maus” Motoristas ao volante.

 

MARI DE SÁ

* Solicitar e requerer, seja encaminhado expediente a Secretaria de Educação do Estado do Paraná com o escopo de solicitar estudos no intuito de que seja realizada a reforma da Escola Estadual Engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão, na cidade de Ibiporã. A Escola em apreço, trata-se da mais antiga de nossa cidade, com quase 70 (setenta) anos, fazendo assim, parte da história do Município e do Estado. Todavia, a estrutura predial da mesma encontra-se muito prejudicada, com a necessidade urgente de uma reforma, devido aos efeitos do tempo. Deste modo, no intuito de preservar a instituição e, ainda, proporcionar mais conforto e segurança para a comunidade escolar que a utiliza, gostaríamos de solicitar um posicionamento quanto a possibilidade de reforma da Escola, bem como eventual programação para tanto. Assim, solicitamos as informações retro, no escopo de esclarecer a comunidade quanto ao andamento da referida obra.

 

MARI DE SÁ E RAFAEL DA FARMÁCIA

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS, OBRAS E VIAÇÃO para que providenciem a sinalização vertical e horizontal nos portões de entrada e saída do Complexo Educacional Municipal Maria do Carmo Galvão Uille, no Jardim Éden. O pleito é uma solicitação de professores, pais dos alunos e moradores do entorno, todos preocupados com a segurança, principalmente dos alunos. Em ambas as ruas (Rua das Camélias e Margaridas), a sinalização é deficiente e, nos horários de entrada e saída dos alunos, o trânsito local torna-se ainda mais perigoso, visto que os abusos de velocidade são frequentes.

 

MIRO DESPACHANTE

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a SECRETARIA DE OBRAS E VIAÇÃO que proceda a manutenção asfáltica em toda a extensão da RUA ROMANO RANIERI – VILA ROSANA, tendo em vista a existência de muitos buracos e com isso trazendo insegurança aos moradores.

Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a SECRETARIA COMPETENTE que proceda um estudo para a inclusão de uma DECORAÇÃO NATALINA na AV. SOUZA NAVES até o cruzamento com a AV. VITORIANO VALENTE. Está é uma reivindicação dos comerciantes da referida avenida, que nos procuraram solicitando uma atenção especial, neste período de festas em que o comércio em geral tem o seu horário de atendimento estendido.

Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a SECRETARIA COMPETENTE que proceda um estudo para o NÃO fechamento parcial da rotatória situada nas AVENIDAS SANTOS DUMONT e PARANÁ no período das FESTIVIDADES NATALINAS, pois nesta época a um aumento considerável veículos e o trânsito se torna complicado. Está é uma reivindicação de diversos munícipes que nos procuram devido a dificuldade para estacionar e o congestionamento que ocorre neste período citado acima.

 

RAFAEL DA FARMÁCIA

* Sugerir e indicar ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS, OBRAS E VIAÇÃO, que tome iniciativa em caráter de EXTREMA URGÊNCIA, com relação ao enorme buraco (Cratera) que vem se formando e aumentando a cada dia no final da Rua Alemanha, entre as Ruas Itália e João Gozzo no Jardim Millenium, conforme fotos em anexo, onde existe um terreno vazio. Pois em visita no local, constatei que existem residências próximas que estão tendo problemas estruturais (Rachaduras) com isso, vem colocando em risco ás pessoas que ali residem.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS, OBRAS E VIAÇÃO, que seja providenciado um estudo para implantação de duas faixas elevada sendo 01 (Uma) na Rua Aurélio Semprebon frente ao n.45 e 01 (Uma) na Rua André Rossato frente ao n. 134, ambas no conjunto Padre Rino Nogarotto. A indicação se faz necessária, pois se trata de ruas em declive, portanto veículos estão circulando em alta velocidade, colocando assim, alto risco de acidentes aos pedestres que ali circulam inclusive crianças.

 

VICTOR CARRERI

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, junto a secretaria competente, a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Que seja determinada a manutenção/reparos da iluminação pública das Ruas localizadas no Distrito Taquara do Reino, principalmente da Rua Sertanópolis esquina da Capela São José.Tal medida se faz necessária, uma vez que neste Distrito as lâmpadas encontram-se em grande quantidade queimadas, causando transtorno e insegurança aos moradores e pessoas que transitam diariamente nestas vias.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar de cada vereador

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.