Nesta terça-feira (28) a Tocha Olímpica chega ao Paraná. É o primeiro momento de celebração, em solo paranaense, dos Jogos do Rio 2016. O Governo do Estado é um dos principais incentivadores dos esportes olímpicos e paralímpicos no Brasil com o Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, maior programa estadual de bolsas-atleta do País.

O Revezamento da Tocha terá a participação de 25 bolsistas do programa. Criado em 2011 pelo governador Beto Richa, o TOP atende 1.600 bolsistas, desde as categorias de formação até estrelas de renome mundial, muitas delas classificadas para a Olimpíada e Paralimpíada de 2016. Já são 16 bolsistas com a vaga garantida e a expectativa é que esse número passe de 20 até o início da disputa.

“O fogo da Tocha Olímpica, que chega ao Paraná, mantem aceso os ideais de superação e a crença na solidariedade. Além de revelar a natureza de entrega humana, de esforços individuais e coletivos, para a evolução do desenvolvimento social”, diz o governador Beto Richa, que celebra esse momento marcante para o Estado: “Seja bem-vinda a Tocha Olímpica ao Paraná e que seus ideais permaneçam entre nós!”

Para o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, é uma alegria ver o legado que o TOP 2016 deixa para o Estado e para os atletas. “Há seis anos investimos, sempre com a imprescindível parceria da Copel, no esporte paranaense, um planejamento a longo prazo, que agora gera frutos cujos resultados são reconhecidos, seja com a classificação para eventos esportivos de importância mundial ou mesmo com essa grande quantidade de bolsistas selecionados para o Revezamento da Tocha”, afirma o secretário.

PARTICIPANTES – Entre os bolsistas do TOP 2016, participarão do revezamento nomes já consagrados, técnicos e também jovens talentos. Pessoas que são exemplo de superação, de vitórias e de empenho em ajudar o próximo. Afinal, também se dedicam a transmitir seus conhecimentos. É o caso do professor Levi Aparecido Xavier, técnico de handebol que carregará a Tocha em Arapongas, na quarta-feira (29).

Levi foi selecionado por um dos patrocinadores do evento após indicação do aluno Allan Vinícius. O jovem diz que o professor merece a honraria por fazer parte da história do esporte de Arapongas. “ Ele sempre foi um professor e treinador dedicado e me apoiou desde o início até o fim dos meus estudos. Foi uma grande inspiração para que eu entrasse na faculdade e concluísse o curso de Educação Física. Há muitos anos, tira jovens das ruas com o esporte”, conta Allan.

Entre as promessas do esporte paranaense que conduzirão a chama está Mikael Antonio de Jesus, de Campo Mourão, bolsista TOP 2016 há três anos. O corredor dos 400 metros com barreira foi indicado pelo governador Beto Richa e carregará a Tocha Olímpica em Campo Mourão na quarta-feira (29).

De origem humilde, Mikael perdeu o pai aos 10 anos de idade e atualmente, aos 18, mora com a mãe e com um dos três irmãos. Logo após a morte do pai, ele pisou pela primeira vez em uma pista, graças ao convite de um amigo. Aos 13 anos, passou a competir nos 400 metros com barreiras, sua especialidade.

Na breve carreira, o jovem obteve resultados que o levaram longe. Em 2014, foi 4º colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanjing, na China. É o atual recordista brasileiro e sul-americano nas categorias menores, além de ser tetracampeão sul-americano sub-18.

De 19 a 24 de julho, Mikael defenderá o Brasil no Mundial Sub-20 de Atletismo, que será realizado na Polônia. “Desde que comecei a treinar, nunca mais parei e levo tudo o que passei na vida como motivação para jamais desistir e sempre pensar que posso ir mais longe. Porque, com o esporte, eu ajudo a minha família, estou na faculdade, viajo para lugares que nunca imaginei conhecer e conquistei amizades que vou levar para uma vida toda”, comentou Mikael.

O atleta é treinado por outro bolsista do programa, Paulo César da Costa, o professor Paulinho, que também participará do Revezamento da Tocha, mas em Cascavel. Recentemente, Paulinho foi convocado para ser técnico da Seleção Brasileira em dois importantes eventos internacionais: o Mundial Sub-20 de Atletismo, na Polônia, e a Gymnasiade, considerada a Olimpíada do desporto escolar mundial, que acontecerá também em julho, na Turquia.

Leia mais AQUI


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009