DestaqueEducaçãoIbiporã

2.300 pessoas fazem o Enem em Ibiporã

Neste domingo e no próximo – 5 e 12 de novembro – serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição de 2017 do Enem tem 6.731.300 candidatos inscritos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano 287.828 pessoas devem participar das provas no Paraná. Em Ibiporã, são 2.300 pessoas que realizarão as provas em quatro locais: Colégio Estadual Olavo Bilac (R. Padre Vitoriano Valente, s/n – Centro), Colégio Estadual Unidade Polo (Av. Engenheiro Beltrão,1.005), Colégio Estadual Teothônio Brandão (Rua Alcides Pelisson, 85 – Conjunto Miguel Antico) e Ceebja dr. Francisco Gutierrez Beltrão (Av. Engenheiro Francisco Beltrão, 65.)

A prova, em dois domingos consecutivos, não é a única novidade do Enem em 2017. A redação passa a ser aplicada no primeiro dia do exame, 5 de novembro, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências humanas e suas Tecnologias. A duração é de cinco horas e 30 minutos. No dia 12, serão aplicadas as provas de Ciência da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. No segundo dia de aplicação, a duração é de quatro horas e 30 minutos. A Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 está disponível no portal do Inep e, de forma inédita, em uma versão em língua brasileira de sinais (libras).

O Enem deixa de certificar o ensino médio, função que volta ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mais adequado a essa finalidade. O Inep também deixa de divulgar o Enem por escola. A avaliação das escolas, sistemas e redes de ensino é mais adequada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem essa finalidade. Na segurança, estreiam as provas personalizadas e os detectores de ponto eletrônico.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. A partir das 13h os participantes deverão aguardar em sala de prova até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30min, em todas as unidades da Federação, sob pena de eliminação do Exame.

O QUE PRECISA LEVAR
· Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento)
· Caneta preta de tubo transparente
O QUE É BOM LEVAR
· Água
· Alimento (lanchinhos leves, como fruta ou sanduíche, em pote transparente; alimentos industrializados lacrados)
· Cartão de confirmação impresso (ele não é obrigatório)
O QUE É PROIBIDO
· Lápis, borracha, calculadora
· Fone de ouvido
· Óculos escuros
· Boné, chapéu, gorro
· Aparelho eletrônico, como celular, tablet
· Relógio
· Livros e anotações

SE LEVAR ALGUM DOS OBJETOS:
Colocar os objetos proibidos, como celular, dentro do envelope lacrado, embaixo da carteira, que será dado pelo fiscal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.