Os 22.946 candidatos ao Vestibular 2017 da UEL dão início à maratona de provas neste domingo (23) quando será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre conteúdos de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. A prova começa pontualmente às 14 horas, sendo que os portões de acesso serão abertos a partir das 13h20.

Os candidatos farão as provas em 526 salas de aula distribuídas no Campus Universitário, Unopar, Faculdade Pitágoras, UTFPR, Colégio Maxi, PUC e Colégio Mãe de Deus. Também será aplicada a prova na PEL I e II e no Creslon para 107 candidatos.

O Campus da UEL deverá concentrar a grande maioria dos inscritos, 8.552 mil candidatos, que serão distribuídos em oito Centros de Estudos (CESA, CCB, CCE, CECA, CEFE, CCH, CTU e CCA). O acesso ao Campus Universitário será feito exclusivamente pela Avenida Castelo Branco.

Para evitar problemas a recomendação da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL é para que os candidatos antecipem a chegada em 1h30. Para fazer a prova o estudante deverá ter em mãos o Cartão de Inscrição, disponível no sitewww.cops.uel.br. No documento o candidato deverá afixar uma foto 3X4 e a cópia da Carteira de Identidade. No dia da prova será necessário apresentar também um documento original com foto.

Plantão – A equipe da Cops vai estar de plantão neste domingo (23) das 8h30 às 11 horas, na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus da UEL, para atender candidatos que perderam ou tiveram documentos extraviados. Estes estudantes deverão trazer o Boletim de Ocorrência para comprovar a perda.

A coordenadora da Cops, professora Cristiane Medina, explica que cerca de 1,9 mil pessoas deverão trabalhar na organização e aplicação do concurso, desde fiscais, monitores, equipe médica, seguranças. A Cops conta ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Prova – A 1ª fase é considerada uma prova interdisciplinar, onde os candidatos são desafiados a interpretar conhecimentos de nove áreas. A prova em geral apresenta um tema, que é explorado nas diversas questões. A diretora pedagógica da Cops, Sandra Malta Barbosa, explica que a intenção é avaliar várias capacidades referentes à leitura e interpretação, diferente da 2ª fase, que busca avaliar um conteúdo específico e de habilidade de escrita. Os candidatos terão quatro horas para responder 60 questões.

Perfil do candidato – Dos quase 23 mil inscritos, 8.153 são de Londrina (35,53%). O estado mais presente é o Paraná (15.492 inscritos), seguido por São Paulo (6.452). As mulheres representam a grande maioria (13.625) contra 9.318 homens. O candidato mais velho tem 71 anos e disputa uma vaga de Direito. O mais novo tem 14 anos e é candidato ao curso de Medicina. Este ano 1.324 estudantes são treineiros, ou seja, não concluíram o Ensino Médio e estão fazendo o concurso para adquirir experiência.

O curso mais disputado é o de Medicina (sistema universal), com 125 candidatos/vaga, seguido por Psicologia (30,63) e Biomedicina (28,44). A Universidade oferece 2.480 vagas, em 53 cursos de graduação, sendo que outras 600 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O resultado da 1ª fase do Vestibular da UEL será divulgado no próximo dia 10 de novembro, às 17 horas, no site www.cops.uel.br.

Com informações da Agência UEL de Notícias


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u518741285/domains/portaltudo.com.br/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009