DestaqueIbiporã

Vacinação contra dengue segue até sábado (11)

Adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos que ainda não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra a dengue têm apenas até sábado (11) para se imunizar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, durante esta semana, a vacina estará disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde e no período noturno através de visita domiciliar para buscar os não vacinados. As visitas estão sendo realizadas conforme a programação de cada Unidade.

Para se vacinar é necessário levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. “A imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas”, informa a coordenadora de Epidemiologia, Sebastiana Caetano Riechel.

Embora a campanha tenha se iniciado há quase dois meses, apenas 51,49% do público-alvo havia se imunizado até segunda-feira (06). A meta é vacinar 6.125 pessoas. Para facilitar o acesso desta população à vacina o município adotou várias estratégias, tais como unidades de saúde funcionando em horário estendido, vacinação em escolas, empresas, supermercados, academias e postos volantes na Praça Pio XII e Terminal Rodoviário.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença. “A dengue é uma doença grave – pode levar inclusive à morte – e não escolhe faixa etária. A imunização busca reduzir a circulação viral da dengue pelo Estado, evitando que enfrentemos mais uma epidemia da doença. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes sejam imunizados, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros”, expôs a coordenadora.

Serviço
Campanha de Vacinação contra a Dengue – 2ª e 3ª doses
Faixa etária – 15 a 27 anos
Quando: até 11 de novembro (sábado)
Local: Todas as UBS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close