Governadora Cida Borghetti participa da posse do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schianini, em solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná. Curitiba, 24/04/2018. Foto:Orlando Kissner/ANPr

A parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras é essencial para o bem-estar da população, afirmou a governadora Cida Borghetti ao participar, nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, da posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Frank Ariel Schiavini, prefeito de Coronel Vivida, assume a presidência da AMP. Ele substitui Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateubriand.

“Como municipalista, conheço e defendo o trabalho conjunto com os prefeitos. Por isso, reafirmo a parceria com AMP, que é tão importante para o Estado”, disse a governadora na solenidade conduzida pelo presidente da Assembleia, Ademar Traiano.

Cida reforçou, também, a importância de se promover políticas públicas nas cidades para garantir atendimento de qualidade à população em áreas como a saúde, educação, assistência social, meio ambiente. “As pessoas vivem nas cidades e é nelas que precisamos investir recursos e esforços”, afirmou.

PARCERIA – O novo presidente da AMP também enfatizou o bom relacionamento com o governo estadual. “É fundamental para o desenvolvimento dos municípios, principalmente dos pequenos. Dependemos das ações do Estado, que responde às nossas demandas por meio de investimentos e programas governamentais”, afirmou Schiavini.

Como presidente do AMP, Schiavini continuará defendendo a bandeira da entidade, que é o fortalecimento contínuo dos municípios. “Até abril de 2019, quando deixarei o posto, vou trabalhar pelo fortalecimento dos municípios paranaenses. E tenho certeza que teremos total apoio do Estado”, disse ele.

CONVÊNIOS – A governadora lembrou que ao longo dos últimos meses o Governo do Estado fez convênios para repasse de recursos com a maioria dos municípios do Paraná. São verbas para investimentos em diferentes áreas, como obras de infraestrutura, compra de máquinas e equipamentos, melhoria em equipamentos e compra de veículos para uso nas áreas da saúde e da educação, pavimentação de estradas, .

Na solenidade, foi assinado convênios com o município de Coronel Vivida para o repasse de R$ 1,5 milhão, a fundo perdido, para recape de vias urbanas do município e compra de um micro-ônibus. Também foi renovado o contrato de abastecimento de água da Sanepar para um dos distritos rurais do município.

HISTÓRICO – Fundada em 20 de agosto de 1964, a AMP congrega os 399 municípios do Estado e tem a função de defender os interesses deles frente as demais instâncias do poder. Além disso, a entidade também oferece serviços de consultoria e assessoria nas áreas jurídica e tributária, bem como informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti; e do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; o presidente do BRDE, Orlando a Pessuti; o deputado federal Ricardo Barros; o líder do Governo na Assembleia, Pedro Lupion; deputados estaduais, prefeitos e vereadores.