Institucional

Para a destinação correta do resíduo da construção civil, conte com a Ibientulhos

Menos difundida que a reciclagem de resíduos domésticos, a de resíduos da construção civil é essencial para evitar que restos de concreto, tijolos, madeira e metal sejam destinados de forma incorreta e acabem por prejudicar a natureza. Enquanto o reaproveitamento de materiais como papel, garrafas pet e alumínio atinge altos níveis no Brasil, o de resíduos de obras, responsáveis por 54% do volume total de resíduos sólidos gerados no país, deixa muito a desejar. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abralpe) mostram que apenas 5% destes resíduos são reciclados, enquanto na Europa essa porcentagem chega a 95%.

A prática de reaproveitar o material descartado na construção civil passou a ser obrigatória no Brasil a partir da aprovação, em 2 de agosto de 2010, da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei tramitou por 21 anos no Congresso Nacional e, ao ser efetivada, incentiva cooperativas de catadores e distingue resíduo de rejeito, sendo o primeiro passível de reaproveitamento e o segundo não. Além disso, a Política criminaliza lixões a céu aberto e permite que apenas rejeitos e lixo orgânico sejam destinados a aterros.

Em Ibiporã, você pode contar com a Ibientulhos, uma empresa consolidada, com certificação do IAP, o que significa estar em dia com a legislação no que diz respeito a proteção ao meio ambiente e destinação correta do resíduo sólido.

Pra você que está construindo ou reformando, entre em contato agora mesmo não deixe em calçadas ou terrenos as sobras da sua obra, prejudicando ao meio ambiente e com o risco de responder judicialmente.

A Ibientulhos fica na Rua Jacinto Barroso Sobrinho, n° 205, Centro de Ibiporã. O telefone para contato é 3258 0835.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close