Ibiporã conquistou o vice-campeonato no handebol masculino para atletas com Deficiência Intelectual (DI) na 6ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), que ocorreram de 1 a 5 de novembro, em Maringá.

A decisão ocorreu contra Apucarana, no sábado (04), no Ginásio de Esportes Paulista. O jogo foi digno de uma grande final, com as duas equipes mostrando muita garra e determinação durante todo o jogo. No primeiro tempo prevaleceu mais a parte ofensiva, Apucarana estava na frente do placar, mas a Apae de Ibiporã conseguiu o empate e o período terminou igual em 5 a 5.

No segundo tempo, Ibiporã voltou com a corda toda e abriu uma vantagem de quatro gols, mas aos poucos Apucarana foi reagindo e conseguiu igualar o placar em 13 a 13.

O jogo foi para a prorrogação, e todos esperavam que sairia o campeão. No primeiro período do tempo extra o jogo continuou igual em 14 a 14. Pura adrenalina nos cinco minutos finais, as duas equipes brigavam em busca de gols. Ibiporã estava na frente por um gol de diferença, mas faltando 10 segundos para o final Apucarana empata novamente e o jogo termina empatado em 16 a 16.

Mais emoção para se conhecer o campeão através de cobranças dos sete metros, e brilho a estrela do goleiro Carlos Henrique, de Apucarana, que fez duas defesas, e seus companheiros converteram os gols e garantiram a medalha de ouro.

“Tentamos ganhar, o time estava bem, jogando de igual, mas os meninos deram uma descompensada, mas foi um belo jogo. O segundo lugar é um ótimo resultado. O mais importante de tudo isso é a confraternização dos atletas, competição apenas dentro da quadra, fora todos são amigos, é isso que nos faz amar este trabalho com a educação especial”, comentou Adriana Eik, técnica da equipe de Ibiporã.

Os gols de Apucarana foram marcados por Tales (7), Luciano (5) e Douglas (4). Para Ibiporã marcaram Claudemir (6), Gilmar (4), Edmar (4), Diego (1) e Marcio (1).

Em sua 6ª edição o PARAJAPS reuniu mais de 1,6 mil pessoas de 46 municípios, disputando 14 modalidades esportivas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, ciclismo, futsal DI, goalball, golf 7, handebol DI e handebol – cadeira de rodas, natação paralimpica, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa em cadeira de rodas, vôlei sentado e xadrez.

Ibiporã encerrou sua participação nos jogos em 22º lugar, com 8 pontos. Em primeiro lugar ficou Curitiba com 129 pontos, seguido de Maringá (107 pontos) e Cascavel (86 pontos).

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio do município de Maringá.