A abençoada semana de Natal é marcada por diversas situações peculiares e estimulantes para o encontro das pessoas. Ao mesmo tempo as relações amorosas ganham independência, liberdade e excitação. Com isso os casais terão um novo estímulo para fugir da rotina e nutrir, quem sabe, maior cumplicidade. Para quem estiver solteira, como diz a gíria “na pista”, esta será a oportunidade de conhecer pessoas diferentes para novas amizades e mudanças na forma de pensar.

 

ARIES – de 21/3 a 20/4

O período continua intenso e pode ser a oportunidade para se superar em vários sentidos, incluindo o lado pessoal/emocional e em atividades no trabalho. Com o ano terminando, é hora de planejar, rever situações pelas quais passou, restabelecer, se for o caso, as metas, pensar na profissão e como poderá fazer a diferença em 2018.

Relacionamentos: este é um período em que o olhar sobre as relações de forma geral fica mais sério e profundo. É preciso se respeitar para respeitar o outro. No amor a situação tende a ficar tranquila, salvo exceções em que o rigor das cobranças pode complicar.

 

TOURO – de 21/4 a 20/5

Inicia um ciclo interessante e promissor na vida dos taurinos. Os interesses, pensamentos e planos indicam praticamente a necessidade do assentamento das bases para uma vida mais centrada, estabilizada, estruturada. Nesse processo a ambição para seguir em frente ganha novo contorno e conforto para poder seguir adiante.

Relacionamentos: inevitavelmente o clima de confraternização de final de ano, período de festas, terá o ponto forte nas reflexões. Nesse processo a paixão e a intensidade do amor se projetam em ações e você pode esperar bons momentos, inclusive para perceber se é realmente aquilo que deseja, ou seja, se a relação decola ou não.

 

GÊMEOS – de 21/5 a 20/6

A entrada de Saturno em Capricórnio, praticamente junto com o Sol, faz com que se estabeleça um clima de responsabilidade e uma forma mais criteriosa para lidar, em especial neste momento, com os bens materiais. A partir de agora, saber compreender essas questões pode ser positivo para seus objetivos e para a experiência de vida.

Relacionamentos: a experiência familiar e as relações interpessoais ficam mais próximas e o momento flui melhor com a comunicação mais ativa e esclarecedora. O clima de seleção e a escolha de palavras sempre serão salutares para deixar tudo à contento. No amor é importante saber respeitar os limites de cada um.

 

CÂNCER – de 21/6 a 22/7

Neste período inicia um novo momento de forma geral na vida dos cancerianos. Há maior critério e um sentido mais apurado na observação das pessoas, considerando seus objetivos pessoais e interesses profissionais. Inevitavelmente as responsabilidades e as ações mais pragmáticas, neste final de ano, dão a tônica do momento.

Relacionamentos: por mais que o período especial de festas natalinas e de encerramento de ano deem um clima mais afetuoso, sentimental e amável, chega o momento de assumir de vez a relação, dependendo do caso. É o período para pensar tanto no compromisso da relação amorosa como nas relações entre sócios e parceiros.

 

LEÃO – de 23/7 a 22/8

Justamente neste período de festas de final de ano paira no ar aquele clima de restabelecimento das rédeas da vida material, em especial, nas atividades profissionais. Só para variar, há forte estímulo para o entretenimento e alegria em festas, mas a condução de tudo tem um motivo: estruturar as bases.

Relacionamentos: há um clima até certo ponto de desaceleração motivado pelo lado emocional da relação familiar. As relações entre os parentes nos últimos meses oscilaram com as possíveis diferenças de interesses, mas isso não afeta o que realmente interessa nesse período – o clima fraternal.

 

VIRGEM – de 22/8 a 22/9

Inicia um período bem interessante de maior compreensão de sua vida, considerando aspectos emocionais e os próprios limites, tão necessários para saber fazer escolhas. É possível ter uma dimensão de seu papel profissional bem mais próximo da realidade para decidir os rumos a serem trilhados com base na ambição.

Relacionamentos: a aproximação entre as pessoas é fato nesse final de ano. A maneira de enxergar a vida e observar o outro encontra nos sentimentos algo maior, estimulando afeto e fraternidade. Nada melhor do que se permitir bons momentos coletivos para dar condições ao coração de ser ele mesmo.

 

LIBRA – de 23/9 a 22/10

O lado emocional se destaca e sempre é bom estar preparada para os momentos deste período. Inevitavelmente o clima de responsabilidade com os afazeres pessoais e com a família mexerá com o coração e poderá determinar a condução de interesses. Controlar as emoções para direcioná-las de forma salutar é um exercício.

Relacionamentos: há um misto de sentimentos e emoções que precisam ser conduzidas de maneira tranquila. A relação entre passado, presente e futuro pode criar verdadeiras tempestades na mente e provocar reações com a pessoa amada e pessoas de seu convívio. A relação a dois encontra gradualmente sustentação para seguir em frente.

 

ESCORPIÃO – de 23/10 a 21/11

O olhar mais criterioso na maneira de entender os próprios interesses e também as possíveis oportunidades de fato estimulam a ambição e dão condições para sonhar alto e realisticamente. Não adianta querer o mundo somente por querer. É preciso pensar de forma coerente diante da conjuntura e de seus próprios limites.

Relacionamentos: os escorpianos dificilmente entram de cabeça num relacionamento somente pelas aparências. É preciso muito mais, algo realmente profundo e importante para se transformar em “um”. Neste final de ano, a atração física e a natureza sexual podem ser o ponto de partida para atrair quem gosta e quem não gosta.

 

SAGITÁRIO – de 22/11 a 21/12

Inevitavelmente os sagitarianos têm a oportunidade de atingir uma consciência a respeito da vida pessoal e profissional, proporcionando critério na seleção do que realmente importa na vida. E não fica somente por aí: é a oportunidade real para ter dimensão mais clara de seus limites e para assumir novas perspectivas de desejo.

Relacionamentos: para quem estiver solteira ou no início de um relacionamento, há motivação para se relacionar e assumir de fato o compromisso. Praticamente não é o momento para “brincar de namorar”, pois no fundo há intenção e, talvez, o sonho de viver a relação com todas as nuances que requer a vida a dois.

 

CAPRICÓRNIO – de 22/12 a 20/1

De forma geral, o processo de comunicação deixa a vida mais amena e um pouco mais tranquila para ser conduzida. Os capricornianos têm a oportunidade de obter um entendimento maior sobre a vida e de seu papel diante dos outros. A ambição e a determinação, sobretudo a partir de boas escolhas, ganham nova dimensão.

Relacionamentos: com o clima fraterno do período, o estímulo ao encontro familiar pode trazer emoções diferenciadas e que servirão para refletir em uma espécie de análise geral do ano, sobre o verdadeiro papel da família na construção sólida da base para alçar novos voos.

 

AQUÁRIO – de 21/1 a 19/2

De forma geral, com a entrada de Saturno em Sagitário, o momento financeiro fica estimulado, inclusive para restabelecer parâmetros de pagamentos e de gastos conscientes. A tendência é prosperar e estar feliz com as possibilidades que tem pela frente, mas prepare-se para arregaçar as mangas e trabalhar!

Relacionamentos: com o momento de final de ano e o posicionamento de alguns planetas, a dedicação à relação a dois fica estimulada. A atitude de manter a aproximação, dividir sonhos e planos e ratificar objetivo de vida vai aumentar a cumplicidade, e viver a vida tem tudo para ser um grande prazer.

 

PEIXES – de 20/2 a 20/3

Ver a vida sob o prisma da realidade, literalmente do mundo real com todas as coisas bonitas e também as mazelas, pode ser um tanto difícil para boa parte dos piscianos. Só que agora é a oportunidade de contar com esse mundo real e estabelecer de forma objetiva planos para estruturar uma base sólida e viável para alçar novos voos em 2018.

Relacionamentos: é muito importante aos casais já formados há algum tempo, sobretudo aqueles em vias de casar ou morar juntos, manter o equilíbrio entre sonho e realidade. Para isso o segredo é construir juntos um projeto de vida, literalmente sonhar a dois e seguir em frente em busca desse objetivo comum.