A atriz Fernanda Montenegro movimentou Londrina nesta semana com duas apresentações durante o Festival Internacional de Londrina (Filo) 2017. Após o espetáculo, ao agradecer ao público, a atriz fez questão de ressaltar a qualidade do Teatro Ouro, que foi restaurado pelo Governo do Paraná.

“Agradeço por estar neste teatro. Nos dias de hoje isso aqui é um milagre”, afirmou a atriz. “Uma cidade que tem um teatro como este é uma cidade digna, é uma cidade que tem caráter, que tem a possibilidade da liberdade da discussão aqui dentro deste espaço”, disse emocionada.

Fernanda Montenegro apresentou o espetáculo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, um monólogo no qual faz leituras de crônicas de Nelson Rodrigues. Ao conversar com a imprensa, ela fez questão de ressaltar a importância de se ter espaços como o Ouro Verde para promover a cultura.

RECONSTRUÇÃO – Para reconstruir o Ouro Verde, o Governo do Paraná investiu R$ 17,5 milhões. O teatro recuperou suas características originais e ganhou modernos equipamentos de segurança, iluminação, calefação e de recursos cênicos.

Construído em 1952, o local foi destruído por um incêndio em 2012. O teatro tem capacidade para 750 pessoas e um palco com aproximadamente 400 metros quadrados. A estrutura original foi mantida.

O projeto de reconstrução seguiu rigorosamente as recomendações técnicas da Coordenação do Patrimônio Cultural e Histórico do Paraná e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).