Foto:24 Horas News

A partir desta segunda-feira, 7 de agosto, tutores de cães, gatos, peixes e outros animais poderão solicitar nos cartórios de sete cidades do Paraná a certidão de nascimento dos pets.

Por enquanto o documento será feito em Curitiba, Campo Largo, Francisco Beltrão, Paranavaí, Fazenda Rio Grande, Colombo e Maringá. Segundo Arion Cavalheiro Jr., diretor de Registros de Títulos e Documentos da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), posteriormente o registro passará a ser feito em outros municípios.

No documento constará nome, sobrenome da família, características como raça, porte e cor do animal, além de outros detalhes que ajudem a identificá-lo. Também será incluída uma foto do pet. O objetivo é facilitar o processo em caso de disputa pela guarda ou ainda no caso de roubo ou perda.

A certidão poderá ser requisitada somente em cartórios de Registro de Títulos e Documentos e custará R$ 71, ficando pronta na hora. Os tutores devem comparecer ao cartório com RG, CPF e comprovante de residência.

Além do Paraná, Goiânia, Roraima e Santa Catarina já emitem o documento.

 

Com informações do Bonde