Ibiporã comemorou pela primeira vez o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias. Na sexta-feira, 6 de outubro, estes servidores que desempenham um importante papel em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças foram homenageados pelo Executivo e o Legislativo municipais.

O evento, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, dos vereadores Kleber Machado, Rafael da Farmácia e Zezinho da Estoril, da secretária de Saúde, Andrea Stroka, do chefe de gabinete e secretário de Indústria e Comércio, Antonio Antonholi, do coordenador de Endemias, Aldemar Galassi, além de servidores.

Em sua fala, Coloniezi parabenizou os profissionais e agradeceu o empenho de cada um na promoção da qualidade de vida dos ibiporaenses. “Vocês são os olhos e ouvidos das Unidades Básicas de Saúde. Entram nas casas das pessoas, perguntam sobre os cuidados com a saúde, acompanham a vacinação das crianças, orientam sobre o uso de medicamentos e a prevenção à dengue. Quantas vidas foram salvas graças ao trabalho de vocês! Em nome de Ibiporã, obrigado pelo brilhante trabalho que fazem em prol da saúde dos cidadãos”, agradeceu o prefeito.

A secretária de Saúde enfatizou que vários processos de trabalho da pasta são executados a partir dos dados coletados pelos ACS e ASS. “Vocês são a nossa interface, atuando de forma fundamental e indispensável nas Estratégias de Saúde da Família e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica. Estou contente, pois o trabalho da equipe está cada vez mais integrado, deixando a Atenção Básica cada vez mais resolutiva e humanizada”, elogiou Andrea.

Ao fazer uma retrospectiva do trabalho dos agentes em Ibiporã, Galassi destacou algumas conquistas da categoria, como a instituição do piso nacional um ano antes da sanção da lei federal, e a contratação dos profissionais por concurso público desde o final dos anos 90.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas em nome destes profissionais quero agradecer o reconhecimento do Executivo e do Legislativo ao nosso trabalho e especialmente ao prefeito e à secretária de Saúde por não poupar esforços no atendimento às nossas reivindicações”, comentou o coordenador de Endemias.

Durante a homenagem foi exibido um vídeo com fotos da rotina dos ACS e Agentes de Combate às Endemias e em momentos de confraternização. Ao final, eles receberam uma lembrança da Secretaria de Saúde.

Lei

O Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias foi instituído este ano, por meio da Lei nº 2.887, de 11 de setembro. O dia do Agente Comunitário e do Agente de Combate às Endemias agora integra o calendário oficial de eventos do Município, sendo comemorado todos os dias 6 de outubro de cada mês. Nacionalmente, a data é lembrada em 4 de outubro.

O Projeto de Lei é de iniciativa do vereador Kleber Machado. “Os agentes desempenham um importante papel em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, atuando nas residências, se constituindo em importante elemento para o avanço da saúde pública na nossa cidade”, explicou o vereador Kleber Machado.

Para o autor do projeto, é importante destacar que a escolha da data se deve ao desempenho que estes profissionais realizam na sua prática do dia a dia e os preceitos da ampliação da consciência sanitária na população e a melhoria da qualidade de vida em nosso município. “Nada mais justo, portanto, que instituir esta homenagem inserindo-a no Calendário Oficial de Eventos do nosso Município”, destacou o vereador.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui 65 agentes comunitários e 29 agentes de combate às endemias.