Na Sessão Ordinária realizada segunda-feira (9) os vereadores marcaram reuniões para exarar pareceres a projetos importantes para Ibiporã. No período de Explicações Pessoais, os vereadores comentaram sobre fatos importantes do nosso Município, Estado e União, principalmente sobre o Dia da Criança (12) e da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida (12) e também do Dia dos Professores (15).

 

ABERTURA DA SESSÃO

– O presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Roberval dos Santos (PSDB) abriu a sessão e socilitou ao vereador Professor Abreu (PSC) que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada.

 

EXPEDIENTE

– O presidente anunciou a discussão e votação da Ata da Sessão Ordinária anterior, e como não houve manifestação a declarou aprovada.

– O presidente solicitou ao vereador Kleber Machado (PR), Primeiro Secretário da Casa, para que procedesse a leitura das matérias do expediente.

 

ORDEM DO DIA

– Os presidentes das Comissões abaixo marcaram reuniões para exarar pareceres:

PRESIDENTE COMISSÃO PROJETOS DIA/HORA
Kleber Machado Justiça 032 e 033/17 16-10/15h00
Ilseu Zapelini Finanças 032 e 033/17 16-10/15h00
Miro Despachante Indústria 032/17 16-10/15h00

– Projeto de Lei n° 32/17, do Executivo Municipal, que Altera a Lei Municipal n° 2.049/2006, que dispõe sobre a concessão de incentivos às atividades econômicas e outras no Município de Ibiporã.

– Projeto de Lei n° 33/17,do Executivo Municipal, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar permuta de bem imóvel.

 

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

– No Período de Explicações Pessoais fizeram uso da palavra os vereadores, pela sequência: Mari de Sá (PMDB), Ilseu Zapelini (PSDB), Miro Despachante (PPS), Professor Abreu (PSC), Kleber Machado (PR), Rafael da Farmácia (PSB), Victor Carreri (PPS), Zezinho Estoril (PSC) e Roberval dos Santos (PSDB).

ENCERRAMENTO

– O presidente agradeceu a presença de todos e CONVOCOU a Câmara para a próxima SESSÃO ORDINÁRIA, dia 16-10-2017 (segunda-feira), às 18h00min, neste mesmo local, aunciando para a Ordem do Dia a primeira discussão e votação artigo por artigo dos Projetos de Lei n°s 10, 11 e 12/2017-LE.

 

Requerimentos e Indicações

Os vereadores Ilseu Zapelini (PSDB), Mari de Sá (PMDB), Miro Despachante (PPS), Professor Abreu (PSC), Rafael da Farmácia (PSB) e Victor Carreri (PPS) apresentaram as seguintes solicitações aos órgãos responsáveis durante a Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (9).

ILSEU ZAPELINI

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da(s) seguinte(s) providência(s) da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS, OBRAS E VIAÇÃO que proceda a devida manutenção asfáltica da Rua PEDRO ORLANDO DOS SANTOS, localizada no Conjunto Habitacional Said Mustafá Issa, Tal indicação é uma reivindicação dos moradores da citada rua. Salientamos ainda que referida via é itinerário de ônibus, e a situação atual vem oferecendo grandes transtornos e insegurança aos munícipes que por ali trafegam.

 

MARI DE SÁ

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, juntamente com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, para que providenciem a manutenção dos ventiladores do Complexo Educacional Municipal Prof.ª Vera Lúcia Pansardi Casagrande. Em visita à Escola, pode-se verificar que diversos ventiladores estão defeituosos e impossibilitados de uso, o que ocasiona demasiado desconforto aos alunos e professores, principalmente em dias com temperaturas mais elevadas.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, juntamente com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, para que verifique a possibilidade de reforma ou, até mesmo, uma nova estrutura predial para a Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco. Esta Vereadora esteve em vista à Escola e pode verificar a situação precária em que a mesma se encontra, com a necessidade urgente de novas instalações ou reforma. Importante destacar que, o pedido advém da comunidade escolar, tal como professores, alunos e pais, no intuito de proporcionar mais conforto e motivação, principalmente aos alunos.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL para que seja implantado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Taquara do Reino. O distrito já recebeu anteriormente serviço semelhante e, atualmente a comunidade local solicita o retorno e/ou implantação de atividades que proporcionem o envolvimento e desenvolvimento dos adolescentes e jovens da região. Importante destacar que, o Serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Ressalta-se ainda que, conforme informações da comunidade, o Pároco da Igreja Católica de Ibiporã colocou as dependências da igreja à disposição para a realização de atividades neste sentido.

MIRO DESPACHANTE

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a Secretaria competente que proceda a colocação de placas com os nomes das ruas no Jardim Beltrão, com o objetivo de favorecer aos moradores maior facilidade no acesso aos endereços.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a Secretaria competente que proceda a DEMARCAÇÃO DE CARGA E DESCARGA na AVENIDA SANTOS DUMONT, 223 (EM FRENTE A BUENO IMÓVEIS), local este que já possui a placa de sinalização e devido a falta de demarcação, o local não tem sido respeitado para a sua devida finalidade.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a Secretaria competente que proceda em CARÁTER DE URGÊNCIA a troca dos jogos estofados da capela mortuária do Cemitério São Lucas, pois os mesmos estão em estado precário, causando mal-estar e transtornos aos familiares e amigos que se encontram no referido local para prestarem condolências ao seu ente querido.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: REITERAMOS o pedido abaixo protocolado sob nº 0992-2017 a SECRETARIA DE OBRAS E VIAÇÃO que proceda a DEMARCAÇÃO, ADEQUAÇÃO E A INSTALAÇÃO DE GUARDA CORPOS até a faixa de travessia de pedestres, na esquina da RUA GETULIO VARGAS (em frente ao Banco do Brasil) pois a faixa se encontra distante do GUARDA CORPOS e com isso os pedestres NÃO utilizam a FAIXA para as suas travessias. Esta reivindicação se dá com o intuito de que sejam feitas as mudanças necessárias para minimizar os riscos das pessoas que utilizam aquele local.

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: REITERAMOS o pedido abaixo protocolado sob nº 0077-2017 em 26/01/2017 à SECRETARIA COMPETENTE que proceda a instalação de um redutor de velocidade na AVENIDA DOS ESTUDANTES ESQUINA COM A RUA ARMANDO TONELLI, localizada na VILA ROMANA, devido ao grande fluxo de transeuntes que utilizam o local em suas travessias, haja visto que possui um salão de festas, onde os veículos trafegam no sentido CENTRO, SAN RAFAEL E RESIDENCIAL TERRA BONITA, local este que já EXISTIA um redutor de velocidades, e que foi retirado na ocasião do recapeamento da citada avenida e vem causando insegurança nos moradores daquela localidade.

PROFESSOR ABREU

* Sugerir e INDICAR ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: DETERMINAR a Secretaria competente que seja realizada tanto a devida MANUTENÇÃO ASFÁLTICA quanto a SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL da Rua Lourenço Tonon, localizada no Jd. Cinquentenário, vez que a mesma, além de se encontrar em péssimo estado, com buracos e pedras soltas, se trata de via de grande acesso, com fluxo considerável de veículos automotores, contribuindo para a ocorrência de acidentes naquela localidade.

RAFAEL DA FARMÁCIA

* Sugerir e indicar ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Determinar à SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICLOS, OBRA E VIAÇÃO, que seja feito vários reparos no muro do Estádio Municipal José dos Santos, principalmente ao lado da Rua Clotário Portugal, frente a um ponto de parada de Ônibus, pois em visita ao local, verifiquei que o mesmo está caindo, colocando assim em risco aos pedestres que passam por aquele local. Tal medida se faz necessária URGENTEMENTE.

VICTOR CARRERI

* Sugerir e indicar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, junto a secretaria competente, a iniciativa da seguinte providência da alçada exclusiva do Executivo Municipal, a saber: Que seja determinada melhorias e manutenção no pavimento asfáltico das Ruas localizadas no Distrito Taquara do Reino, pois a malha viária está danificada neste local, ocasionando inúmeros transtornos aos munícipes que diariamente transitam nestas vias públicas. A reiteração de tal medida se faz necessária, tendo em vista que a Vereadora Mari de Sá no mês de julho/17, já realizou esta indicação e até o presente momento não foi tomada nenhuma atitude. Sendo assim, o presente Vereador que esta subscreve, tem recebido também inúmeras reivindicações dos moradores desta região neste mesmo sentindo.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar de cada vereador