A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Associação de Proteção à Maternidade Infância e Família (APMIF) -, entidade responsável pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Formação e Cidadania (Esforci) – Ensino Profissionalizante, realizou na noite desta terça-feira (05), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a formatura e entrega de certificados para 95 alunos do Curso Básico de Auxiliar Administrativo, sendo 34 na formação continuada (Jovem Aprendiz).

A cerimônia contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da primeira-dama e secretária de Educação, Margareth Coloniezi, das secretárias de Assistência Social e do Trabalho, Lívia Suguihiro e Maria Romana, respectivamente, o vereador Zezinho da Estoril, representando o Poder Legislativo, a presidente da APMIF, Maria da Graça Keller Botti, a coordenadora da APMIF e da Esforci, Ieda David Bacarin, além de familiares dos formandos.

Os alunos Leonardo Fernando Aleixo e Andreyna Lillyane da Silva foram os oradores da turma. A noite também contou com os depoimentos dos alunos Andressa Caroline Borges de Paula, Crislener Mariana da Silva, Juliano Leonardo Patene, Lucas dos Santos Liziero e Nathalia Beatriz Marcelino, que compartilharam com a plateia as experiências como adolescentes aprendizes pela Esforci.

Após a entrega dos certificados pelas autoridades, as formandas Aline Ferreira de Lima e Bianca de Souza Marcolino fizeram uma homenagem ao prefeito e à secretária de Educação.  No encerramento da solenidade foi exibido um vídeo em homenagem aos alunos do ano letivo 2017.

 

Cursos

Na Esforci são atendidos adolescentes de 14 a 23 anos, para os quais são oferecidos os seguintes cursos: Básico de Auxiliar Administrativo, Aprendizagem de Auxiliar Administrativo (Adolescente Aprendiz) e Aprendizagem de Auxiliar de Linha de Produção (Jovem Aprendiz) ministrado pelo Senai/Londrina em parceria com a APMIF. O primeiro oferece formação básica com duração de um ano e carga horária de 200 horas distribuídas de terça a quinta-feira. Neste, são trabalhados temas relativos à formação básica de auxiliar administrativo conforme necessidades levantadas junto às empresas parceiras que receberão futuramente os alunos, na condição de aprendiz. Dentre as disciplinas ofertadas estão: Português, Matemática, Administração, Saúde e Segurança no Trabalho, Ética e Cidadania, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Relacionamento Interpessoal.

O curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo prepara o adolescente aprendiz que é encaminhado para o mercado de trabalho. Este tem duração de 23 meses. No primeiro mês os jovens recebem formação intensiva, sendo ministradas aulas que os preparam para o trabalho no qual serão inseridos, e nos 22 restantes o adolescente aprendiz desenvolve a formação prática no setor administrativo na empresa que possui contrato de trabalho firmado. Uma vez por semana participa de formação teórica continuada na Escola de Formação e Cidadania.

A Esforci possibilita o desenvolvimento integral do adolescente por meio do conhecimento preparando-o não somente para o mercado de trabalho, mas abrindo horizontes, oportunizando a vivência de valores humanos, respeitando as condições do educando e favorecendo assim, a autoestima e tendo como consequência, a integração social e o desenvolvimento profissional.