Segue até o dia 30 de junho o prazo para o alistamento militar obrigatório. Em Ibiporã, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 podem se alistar via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais.

Também é possível fazer o alistamento na Junta Militar, que funciona no interior da Agência do Trabalhador. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência. Caso o jovem não possua o documento, deve levar à Junta Militar a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade ou a carteira de trabalho.

Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Segundo o secretário da Junta Militar, Carlos Vinícius Gimenes, em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional. “O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público”, alerta Gimenes.

Se perder o prazo, o jovem deve ir à Junta e pagar uma multa de R$4,40 e realizar o alistamento.

Serviço

Alistamento Militar

Prazo: até 30 de junho

Onde: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar (Agência do Trabalhador – Av. Dom Pedro II, 294, Centro). De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.