DestaqueIbiporã

Agentes de Endemias recolhem lixo eletrônico em bairros de Ibiporã

Devido à grande quantidade de lixo eletrônico (televisores, computadores, DVDs, pen drives, eletrodomésticos em geral) descartado irregularmente em terrenos baldios e fundos de vale, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão recolhendo nesta sexta-feira (04) este tipo de resíduo em alguns bairros de Ibiporã.

Pela manhã, a ação foi realizada no Jardim Santa Paula e Terra Bonita. Cerca de 50 televisores foram recolhidos, além de grande quantidade de monitores e DVDs. À tarde, a partir das 13h30, o trabalho se concentrará no Jardim San Rafael e Vila Romana.

O coordenador de combate à dengue, Aldemar Galassi, ressalta que a população também deve ser cuidadosa com o descarte deste tipo de material, pois pode acumular água e se transformar em criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Além disso, o lixo eletrônico apresenta metais pesados como: mercúrio, lítio, cádmio, entre outros que em contato com o organismo humano podem acarretar problemas fisiológicos e, a longo prazo,  até câncer. Também há o risco de contaminação da água e solo.

A ação está sendo realizado em caráter experimental, nos bairros onde foi encontrado maior quantidade de lixo eletrônico. Segundo Galassi, a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de ampliar o recolhimento para toda a cidade.

Lembrando que o Samae faz o recolhimento e dá a destinação correta a este tipo de resíduo. O munícipe pode ir pessoalmente até a sede do Samae (Av. Santos Dumont, 565, Centro), ou ligar no 3258-8195 para solicitar o recolhimento em sua residência. Conforme o diretor de Limpeza Pública, Edivaldo de Paula, a autarquia está com um edital de chamamento público em aberto para credenciar empresas interessadas em fazer o trabalho de coleta e destinação do lixo eletrônico no município.

Ibiporã possui uma parceria com a ONG E-Lixo, de Londrina, para realização de eventos de coleta de lixo eletrônico. O próximo será em setembro, na Praça Pio XII.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close