Fotos: Rock Nunes (TeViaqui) e Eli Damasceno (Folha Regional)

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveu no último sábado, dia 28, no Concórdia Country Clube (“Clube dos 10”), a 10ª Festa do Dia do Agricultor. O evento foi realizado para celebrar a data e homenagear o agricultor ibiporaense pela sua atuação no município. A confraternização que reuniu mais de 1.000 pessoas contou com a presença de aproximadamente 700 agricultores ibiporaenses.

A festa teve um delicioso almoço com arroz, feijão, salada, costela de fogo no chão, refrigerante e chopp. Além disso, o evento também contou com música ao vivo, sorteio de brindes, cama elástica para o divertimento das crianças presentes e exposição de implementos agrícolas.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, João Odair Pelisson, a festa foi um sucesso e visou prestigiar uma das profissões mais importantes da economia nacional. “A festa aconteceu dentro das expectativas e os nossos convidados gostaram muito. A realização do evento é uma forma de valorizar e agradecer os agricultores do nosso município pelo importante papel que exercem na economia local, essa que está crescendo consideravelmente”, afirmou o secretário.

Presente ao evento, o prefeito João Coloniezi ressaltou que “o agricultor é aquele que por meio do seu esforço coloca alimento na nossa mesa. Esta festa é uma oportunidade de os agricultores se confraternizarem, trocarem experiências. A festa é uma singela maneira de o governo municipal agradecer o trabalho do agricultor, que está presente em todos os momentos do cidadão”.

A 10ª Festa do Dia do Agricultor teve o apoio das Secretarias de Obras, Esportes, Recreação e Lazer (Serla), Cultura e Turismo e de empresas de implementos agrícolas, cooperativas, bancos e do comércio.

Dia do Agricultor – Foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.

O presidente Jucelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Agricultura de Ibiporã conta com cerca de 1.100 agricultores cadastrados.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social/PMI